Práticas docentes na Educação a Distância: um olhar sobre as áreas do conhecimento

Authors

  • Mônica Cristina Garbin Universidade Virtual do Estado de São Paulo
  • Édison Trombeta de Oliveira Universidade Virtual do Estado de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.060.DS02

Abstract

O presente artigo tem como objetivo analisar as práticas docentes nas disciplinas ofertadas na Universidade Virtual do Estado de São Paulo durante o primeiro semestre de 2018, relacionando-as ao modelo pedagógico da instituição. O modelo em questão possui cinco eixos para o desenvolvimento do trabalho acadêmico: Ampliação do acesso à Educação Superior; Foco no estudante; Interação; Inclusão digital; e Formação para o exercício profissional. Assim, as disciplinas ofertadas no referido semestre foram elencadas e analisadas quanto aos tipos de materiais e recursos utilizados, levando-se em consideração os seguintes aspectos: Interação, Situações práticas e Metodologias inovadoras. Nota-se que a maioria das disciplinas não utiliza com afinco as possibilidades de interação proporcionadas pelas ferramentas digitais, bem como as novas metodologias para ensino e aprendizagem. Espera-se que uma nova definição de Modelo de oferta de disciplinas, com a participação de toda a comunidade acadêmica, gere possibilidades conexas ao modelo pedagógico adotado pela instituição.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mônica Cristina Garbin, Universidade Virtual do Estado de São Paulo

Docente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo na área de Metodologia e Educação a Distância (EaD). É doutora em Educação (2014) e graduada em Pedagogia (2007), ambos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi visiting research scholar na Stanford University (2012), tendo participado de projetos relacionados ao uso de tecnologias aplicadas à educação. Tem experiência em Educação Superior, Formação de professores, Educação a Distância e no uso de Metodologias ativas de aprendizagem

Édison Trombeta de Oliveira, Universidade Virtual do Estado de São Paulo

Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP). Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e Aperfeiçoamento em Leitura Semiótica: Textos Didáticos, Publicitários e Literários pela mesma instituição. Atualmente é Designer Instrucional da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) e Professor do Ensino Superior na FATEC Cotia. Tem experiência nas áreas de Educação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação em Ambientes Digitais, educação a distância e educação baseada em tecnologias.

Published

2019-03-22

How to Cite

Garbin, M. C., & de Oliveira, Édison T. (2019). Práticas docentes na Educação a Distância: um olhar sobre as áreas do conhecimento. Revista Diálogo Educacional, 19(60), 36–55. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.060.DS02