The development of the historical thought in Primary Education: possibilities of using family files
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v14i43.2107Resumen
The article problematizes the use of historical documents of family files as a tool for the development of the children’s historical thought in the Primary Education. It lays on the research field of History Teaching denominated Historical Education, which analyzes the teaching and learning process based on History’s epistemology. The relation between Primary Education and Historical Education finds reference in the theory of the historical conscience of JörnRüsen, and in the researches on historical teaching and learning for children developed by Hilary Cooper. The thoughts presented here are part of the research project “The historical thought of youths and children of schools located in the municipal district of Irati-PR”, developed in the Department of History of the State University of the Central West (Unicentro), Irati campus. As a result of greater relevance, it is pointed the possibility of the historical learning in the extent of the Primary Education, through the systematic work with historical sources from family files.Descargas
Citas
ARTIÈRES, P. Arquivar a própria vida. Estudos históricos, Rio de Janeiro, v. 11,
n. 21, p. 9-34, 1998.
BARCA, I. Educação Histórica: uma nova área de investigação? In: ENCONTRO
NACIONAL DE PESQUISADORES DE ENSINO DE HISTÓRIA, 6., 2005, Londrina.
VI Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História. Londrina:
Atrito Art, 2005. p. 15-25.
BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação (Lei 9.394/96). 5 ed. Rio de Janeiro:
DP&A, 2002.
CAMARGO, A. M. de A. O público e o privado: contribuição para o debate em
torno da caracterização de documentos e arquivos. Arquivo: Boletim Histórico e
Informativo, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 57-64, jul./dez. 1988.
CEVASCO, M. E. E. Para ler Raymond Williams. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
COOPER, H. Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de três a oito
anos. Educar em revista, Curitiba, Especial, p. 171-190, 2006.
COOPER, H. Ensino de história na educação infantil e anos iniciais: um guia para
professores. Curitiba: Base, 2012.
EVANGELISTA, O.; TRICHES, J. Ensino de história, didática da história, educa-
ção histórica: alguns dados de pesquisa (2000-2005). Educar em revista, Curitiba,
Especial, p. 33-55, 2006.
FERRAZ, F. C. A. O uso escolar de fontes históricas. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS
DO ENSINO DE HISTÓRIA, 3., 1998, Curitiba. Anais... Curitiba: Aos
Quatro Ventos, 1999.
FORQUIN, J. C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento
escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
LEE, P. Progressão da compreensão dos alunos em história. In: BARCA, I. (Org.)
Perspectivas em educação histórica: actas das primeiras Jornadas Internacionais de
Educação Histórica. Braga: Centro de Estudos em Educação e Psicologia, 2001.
p. 13-27.
LEE, P. Em direção a um conceito de literacia histórica. Educar em revista, Curitiba,
Especial, p. 131-150, 2006.
PAES, M. L. Arquivo: teoria e prática. Rio de Janeiro: FGV, 1997.
SCHMIDT, M. A.; GARCIA, T. M. F. B. Consciência histórica e crítica em aulas de
história. Fortaleza: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, 2006. (Cadernos
Paulo Freire, v. 4).
WILLIAMS, R. Cultura e materialismo. São Paulo: Ed. da Unesp, 2011a.
WILLIAMS, R. Cultura e sociedade: de Coleridge a Orwell. Petropólis: Vozes,
b.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.