A urgência de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensino

Autores/as

  • Vani Moreira Kenski Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.DS03

Resumen

Este artigo trata da necessidade urgente de planejamento e implantação de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensino. Considera a importância educacional e social estratégica da formação de bons professores para a Educação Básica, e a necessidade de rever a formação e atuação de professores do Ensino Superior — sobretudo os que atuam em cursos de licenciaturas e de magistério — para adequá-los a novas propostas de formação. Reflete sobre a formação do docente universitário para o uso de redes sociais como possibilidade de maior intercomunicação entre professores e alunos. Discute a ampliação os usos dessas redes para formações transdisciplinares nas universidades: formando redes de professores; integrando participantes de cursos presenciais e a distância e ampliando o círculo de atuação das universidades por meio de redes que alcancem diversos outros segmentos da sociedade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AGUIAR, M. A. Os institutos superiores de educação: uma das faces da reforma educacional no Brasil. In: SGUISSARDI, V. (Org.). Educação superior: velhos e novos desafios. São Paulo: Editora Xamã, 2000.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L9394.ht>. Acesso em: 29 jun. 2015.

CALDAS, W. Morin defende formação do intelectual polivalente. O Estado de São Paulo, São Paulo, 9 jul. 2000. Caderno 2, p. D4.

CASTELLS, M. O fim do milênio. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

FREITAS, H. C. L. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educação & Sociedade, v. 23, n. 80, p.136-167, ago. 2002.

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf>. Acesso em: 3 ago. 2014.

IBOPE INTELIGÊNCIA. Número de usuários de redes sociais ultrapassa 46 milhões de brasileiros. 2013. Disponível em: <http://www.ibope.com.br/pt-br/noticias/paginas/numero-de-usuarios-de-redes-sociais-ultrapassa-46-milhoes-de-brasileiros.aspx>. Acesso em: 3 ago. 2014.

KENSKI, V. M. Educação e comunicação: interconexões e convergências. Educação & Sociedade, v. 29, n. 104, p. 647-665, out. 2008.

KENSKI, V. M. Formação/ação de professores: a urgência de uma prática docente mediada. In: PIMENTA, S. G.; ALMEIDA, M. I. (Org.). Pedagogia universitária. São Paulo: Edusp, 2009.

LÉVY, P. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.

MOORE, M.; KEARSLEY, G. Distance education: a system view. Toronto: Thomson Wadsworth, 2001.

MORIN, E. A cabeça bem feita. São Paulo: Bertrand Brasil, 2000.

MUILENBURG, L.Y.; BERGE, Z. L. Barriers to distance education: a factor-

-analytic study. The American Journal of Distance Education, v. 15, n. 2, p. 7-22, 2001.

INTERNATIONAL TELECOMUNICATION UNION – ITU. Trends in Telecommunication Reform 2015. 2015. Disponível em: <http://www.itu.int/en/publications/Documents/Trends2015-short-version_passe374681.pdf>. Acesso em: 10 jun.2015.

SCHEIBE, L. Diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia: uma solução negociada. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 23, n. 2, p. 277-292, maio/ago. 2007.

Publicado

2015-07-13

Cómo citar

Moreira Kenski, V. (2015). A urgência de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, 15(45), 423–441. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.DS03