O desenvolvimento do pensamento histórico na Educação Infantil: possibilidades do trabalho com arquivos familiares[

Auteurs

  • Geyso Dongley Germinari Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR

DOI :

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.043.DS08

Résumé

O artigo problematiza o uso de documentos históricos de arquivos familiares como caminho para o desenvolvimento do pensamento histórico de crianças na Educação Infantil. Ele está inserido no campo de pesquisa do ensino de História denominado Educação Histórica, que analisa o processo de ensino e aprendizagem com base na epistemologia da história. A relação entre Educação Infantil e Educação Histórica está referenciada na teoria da consciência histórica do filósofo da história JörnRüsen e nas pesquisas sobre ensino e aprendizagem histórica para crianças, desenvolvidas pela pesquisadora Hilary Cooper. As reflexões apresentadas são parte do projeto de pesquisa “O Pensamento histórico de jovens e crianças de escolas localizadas no município de Irati-PR”, desenvolvido no Departamento de História da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Câmpus Irati. Como resultado de maior relevância, aponta-se a possibilidade da aprendizagem histórica no âmbito da Educação Infantil, por meio do trabalho sistemático com fontes históricas oriundas de arquivos familiares.

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Publiée

2014-07-12

Comment citer

Dongley Germinari, G. (2014). O desenvolvimento do pensamento histórico na Educação Infantil: possibilidades do trabalho com arquivos familiares[. Revista Diálogo Educacional, 14(43), 805–819. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.043.DS08