Violação intraescolar de direitos humanos: jogo de espelhos
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10201Abstract
Esta pesquisa exploratória de casos múltiplos analisa as dinâmicas das relações entre estudantes adolescentes em escolas consideradas de elevada violência, pelas quais se constituíam grupos de agressão/proteção, com os seus dominadores e dominados. Os estabelecimentos se configuraram como reflexos de contextos sociais violentos e, ao mesmo tempo, atuavam como laboratórios de violências, onde, a estas eram importadas, ressignificadas e devolvidas à sociedade. Com isso, tornavam-se âmbitos de violação dos direitos humanos. Políticas públicas amplas que desconheçam essa fina tessitura das relações sociais correm o risco de não chegar à intimidade das dinâmicas da violência e, assim, de não alcançar objetivos e metas. Propõem-se alternativas para a superação das violências, nas perspectivas da filosofia e sociologia da educação.Downloads
References
ASSIS, S. G. et al. Violência e representação social na adolescência no Brasil. Revista Panamericana de Salud Publica, v. 16, n. 1, jul. 2004. doi: 10.1590/ S1020-49892004000700006.
BOWEN, G. L.; RICHMAN, J. M. School in the context community. Children & School, v. 24, n. 2, p. 67-72, abr. 2002.
CÂNDIDO, A. A estrutura da escola. In: PEREIRA, L.; FORACCHI, M. M. (Org.). Educação e sociedade. 6. ed. São Paulo: Nacional, 1973. p. 107-128.
COLEMAN, J. S. The adolescent society: the social life of the teenager and its impact on education. Nova Iorque: The Free Press of Glencoe, 1963.
CORTELLA, M. S. Não nascemos prontos! Provocações filosóficas. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
FRANCISCHINI, R.; SOUZA NETO, M. O. de. Enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes: Projeto Escola que Protege. Rev. Dep. Psicol., v. 19, n. 1, 2007. doi: 10.1590/S0104-80232007000100018.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
FREUD, S. O mal-estar da civilização. Lisboa: Relógio d’Água, 2008.
GOLDSTEIN, S. E. Relational aggression at school: associations with school safety and social climate. Youth and Adolescence, v. 37, n. 6, p. 641-654, 2008.
HEGEL, G. W. F. Fenomenologia do espírito. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
INSTITUTO INTERAMERICANO DE DERECHOS HUMANOS – IIDH. Relatório interamericano de educação em direitos humanos: um estudo em 19 países, desenvolvimento nas políticas de convivência e segurança escolar com enfoque de direitos. San José, Costa Rica: IIDH, 2012. Disponível em:
<http://iidhebserver.iidh.ed.cr/multic/UserFiles/Biblioteca/IIDH/6_2012/932faacb-eb0f4191-98f9-f7d295d47f3b.pdf>. Acesso em: 20 set. 2012.
LERES, G. Três escravos. Ágora, v. 5, n. 2, dez. 2002. doi: 10.1590/S1516-14982 002000200002.
LIPOVETSKY, G. A era do vazio. São Paulo: Manole, 2006.
LIPOVETSKY, G. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
MILLET, M.; THIN, D. Ruptures scolaires et conflits de normes. Halshs-00473619, version 1. 15 Apr. 2010. Disponível em: <http://halshs.archives-ouvertes.fr/docs/00/47/36/19/PDF/Millet-Thin_Ruptures_scolaires_et_ conflits_de_normes.pdf>. Acesso em: 6 fev. 2012.
MOIGNARD, B. L’école et la rue: fabriques de délinquance. Paris: PUF, 2008.
MOSÉ, V. Nietzsche e a grande política da linguagem. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.