POLÍTICA EDUCACIONAL, ENSINO SUPERIOR PÚBLICO & PESQUISA ACADÊMICA: UM JOGO DE XADREZ

Authors

  • Maria de Lourdes Pinto de Almeida UNICAMP
  • Paulo Marcos da Silva Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v7i21.4582

Abstract

Neste texto pretendemos abordar criticamente algumas dimensões da configuração das políticas educacionais, no discurso neoliberal, tendo como foco de análise a pesquisa desenvolvida na UNIVERSIDADE PÚBLICA no final do século XX e início do século XXI. Procuramos demonstrar, a partir de uma abordagem Histórica, a dimensão educacional, característica de toda lógica hegemônica, reconhecida como um importante espaço de construção e (de)formação de consciência política por intelectuais conservadores que, em meados do século XX, traçaram em suas metas profissionais as características da base teórica do neoliberalismo. Na seqüência, apresentaremos algumas considerações gerais sobre como se constrói a retórica neoliberal no campo educacional. Nosso objetivo foi o de questionar a forma do Estado Neoliberal, pensar e projetar a política educacional na pesquisa acadêmica desenvolvida pela Universidade Pública. Finalizaremos destacando algumas das mais evidentes conseqüências dessa farsa rotulada pelo Banco Mundial, BIRD e FMI.

Downloads

Download data is not yet available.

References

FRIEDMAN, M. Capitalismo e liberdade. Brasil. Arte Nova. 1977.

GOERGEN, Pedro. A Avaliação Universitária na Perspectiva da Pós-Modernidade, In SOBRINHO, J. D; RISTOFF, D. I. (orgs.). Universidade desconstruída: avaliação institucional e resistência. Florianópolis: Insular, 2000. p. 25.

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. 9. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.

___________. Concepção dialética da história. Rio de Janeriro: Civilização Brasileira. 1995.

HAYEK, F. O caminho da servidão. 2. ed. Porto Alegre: Globo, 1977.

HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992.

LICHA, I. La investigación y las universidades latino-americanas en el umbral del siglo XXI: los desafios de la globalización., Ciudad. 1996. (Colecíon UDUAL 7).

MARX, KARL. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Martins Fontes. 1977.

_______. Teses sobre Feuerbach.(III). In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos. São Paulo. Sociais, 1977. v. 03. p.118.

____________. O Capital. São Paulo: Nova Cultural. 1985. v. 3.

SAVIANI, D. Educação e questões da atualidade. São Paulo: Livros do Tatu: Cortez, 1991. p. 98.

SCHOPENHAUER, A. Sobre o fundamento da moral. 2. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

SILVA Jr, J. R.; SGUISSARD, V. Novas faces da educação superior no Brasil. Bragança Paulista: EUDUSF, 1999.

SMITH, A. A riqueza das nações, São Paulo: Nova Cultural. 1985. v. 1.

Published

2007-07-17

How to Cite

Pinto de Almeida, M. de L., & da Silva, P. M. (2007). POLÍTICA EDUCACIONAL, ENSINO SUPERIOR PÚBLICO & PESQUISA ACADÊMICA: UM JOGO DE XADREZ. Revista Diálogo Educacional, 7(21), 139–150. https://doi.org/10.7213/rde.v7i21.4582