Implicações da didática na formação do professor universitário: desafios e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4318Abstract
Este trabalho pretende revelar os desafios e perspectivas da Didática quanto ao seu estatuto epistemológico, refletindo sobre suas implicações na formação do professor universitário e em suas ações didáticas frente à complexidade da profissionalização. Realiza, por um lado, um mapeamento de diferentes pesquisas sobre e para a Didática, destacando seu percurso curricular e estatuto epistemológico, enquanto área disciplinar da docência. E, por outro, por meio de depoimentos, analisa as representações de professores sobre a importância da Didática para a (re)construção da identidade profissional do professor, destacando o problema da ação didática, com base em três categorias de análise: a situação de aula, as demandas da aprendizagem e a função/tarefa do professor. Ressalta que os desafios/perspectivas com que se confronta a Didática resultam, por um lado, da necessidade de dar continuidade à construção de teoria(s) didática(s), que possa(m) consolidar esta área; e, por outro, da urgência em se resolver os impasses emergentes em relação às instâncias de produção de conhecimento desenvolvidas no campo acadêmico e as questões que envolvem a profissão, ou seja, o campo da prática profissional.Downloads
References
ABDALLA, M. F. B. O sentido do trabalho docente e a profissionalização: representações sociais dos professores formadores. In: SOUSA, C. P.; PARDAL, L. A.; VILLAS BÔAS, L. P. (Org.). Representações sociais sobre o trabalho docente. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2009. p. 171-182.
ANDRÉ, M. E. D. A. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2001.
ANDRÉ, M. E. D. A.; OLIVEIRA, M. R. N. S. (Org.). Alternativas no ensino de Didática. Campinas: Papirus, 1997.
BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2007.
BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria de ação. Campinas: Papirus, 1997.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
BOURDIEU, P. A profissão de sociólogo: preliminares epistemológicas.
Petrópolis: Vozes, 1999.
CANDAU, V. M. (Org.). A didática em questão. Petrópolis: Vozes, 1984.
CANDAU, V. M. (Org.). Rumo a uma nova didática. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.
CORRÊA, V. Ressignificar a profissão docente do professor trabalhador na sociedade capitalista: questões para debate. In: VEIGA, I. P. A. Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas: Papirus, 2008. p. 45-58.
CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. 5. ed. Campinas: Papirus, 1995.
DOYLE, W. Content representation in teacher’s definitions of academic work. J. Curriculum Studies, v. 18, n. 4, p. 365-379, 1986.
DUBAR, C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Porto: Porto Editora, 1997.
DUBAR, C. Formação, trabalho e identidades profissionais. In: CANÁRIO, R. Formação e situações de trabalho. Porto: Porto Editora, 2003. p. 43-52.
ENGUITA, M. F. O magistério numa sociedade em mudança. In: VEIGA, I. P. A. (Org.). Caminhos da profissionalização do magistério. Campinas: Papirus, 1998. p. 11-26.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 3. ed. Tradução de Tomaz Silva e Guacira Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
LIBÂNEO, J. C. Os campos contemporâneos da didática e do currículo: aproximações e diferenças. In: OLIVEIRA, M. R. N. S. (Org.). Confluências e divergências entre didática e currículo. Campinas: Papirus, 1998. p. 53-92.
LIBÂNEO, J. C. Educação: pedagogia e didática – o campo investigativo da pedagogia e da didática no Brasil: esboço histórico e busca de identidade epistemológica e profissional. Goiânia, 2005. (mimeo).
MARIN, A. J. Didática e pós-graduação: aproximações a um tema de estudo. In: MARIN, A. J.; SILVA, A. M.; SOUZA, M. I. M. (Org.). Situações didáticas. Araraquara: JM Editora, 2003. p. 15-45.
MARTINS, P. L. O. As formas e práticas de interação entre professores e alunos. In: VEIGA, I. P. A.(Org.). Lições de didática. Campinas: Papirus, 2006. p. 75-100.
MAZZA, D. La tarea académica vista como un objeto de analisis esencialmente complejo: un estudio sobre las diferencias entre el trabajo individual y el grupal. In: ASCH, M. S. Hacia una didáctica de lo grupal. Buenos Aires: Miño y Dávila SRL, 1993. p. 305-331.
MORIN, E. O Método 3: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 1999.
MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
OLIVEIRA, M. R. N. S. Desafios na área da didática. In: ANDRÉ, M. E. D. A.; OLIVEIRA, M. R. N. S. (Org.). Alternativas no ensino de didática. Campinas: Papirus, 1997. p. 129-143.
OLIVEIRA, M. R. S. (Org.). Confluências e divergências entre didática e currículo. Campinas: Papirus, 1998.
OLIVEIRA, M. R. N. S.; ANDRÉ, M. E. D. A. A prática do ensino de didática no Brasil: introduzindo a temática. In: ANDRÉ, M. E. D. A.; OLIVEIRA, M. R. N. S. (Org.). Alternativas no ensino de didática. Campinas: Papirus, 1997. p. 7-18.
PIMENTA, S. G. A Didática como mediação na construção da identidade do professor: uma experiência de ensino e pesquisa na licenciatura. In: ANDRÉ, M. E. D. A.; OLIVEIRA, M. R. N. S. (Org.). Alternativas no ensino de didática. Campinas: Papirus, 1997. p. 37-69.
TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, p. 215-253, 1991.
VEIGA, I. P. A. (Org.). Repensando a didática. 9. ed. Campinas: Papirus, 1994a.
VEIGA, I. P. A. (Org.). A prática pedagógica do professor de didática.
Campinas: Papirus, 1994b.
VEIGA, I. P. A. (Org.). Avanços e equívocos na profissionalização do magistério e a nova LDB. In: VEIGA, I. P. A. (Org.). Caminhos da profissionalização do magistério. Campinas: Papirus, 1998. p. 75-98.
VEIGA, I. P. A. (Org.). Lições de didática. Campinas: Papirus, 2006.
VEIGA, I. P. A.; VIANA, C. M. Q. Q. Formação de professores: um campo de possibilidades inovadoras. In: VEIGA, I. P. A.; SILVA, E. F. (Org.). A escola mudou, que mude a formação de professores! Campinas: Papirus, 2010. p. 13-34.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.