Implicações da didática na formação do professor universitário: desafios e perspectivas

Autores

  • Maria de Fátima Barbosa Abdalla Universidade Católica de Santos (UniSantos) e pesquisadora no Centro Internacional de Representações Sociais – Educação (CIERS-ed), da Fundação Carlos Chagas – FCC, São Paulo, SP.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4318

Resumo

Este trabalho pretende revelar os desafios e perspectivas da Didática quanto ao seu estatuto epistemológico, refletindo sobre suas implicações na formação do professor universitário e em suas ações didáticas frente à complexidade da profissionalização. Realiza, por um lado, um mapeamento de diferentes pesquisas sobre e para a Didática, destacando seu percurso curricular e estatuto epistemológico, enquanto área disciplinar da docência. E, por outro, por meio de depoimentos, analisa as representações de professores sobre a importância da Didática para a (re)construção da identidade profissional do professor, destacando o problema da ação didática, com base em três categorias de análise: a situação de aula, as demandas da aprendizagem e a função/tarefa do professor. Ressalta que os desafios/perspectivas com que se confronta a Didática resultam, por um lado, da necessidade de dar continuidade à construção de teoria(s) didática(s), que possa(m) consolidar esta área; e, por outro, da urgência em se resolver os impasses emergentes em relação às instâncias de produção de conhecimento desenvolvidas no campo acadêmico e as questões que envolvem a profissão, ou seja, o campo da prática profissional.

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Publicado

2011-07-07

Como Citar

Barbosa Abdalla, M. de F. (2011). Implicações da didática na formação do professor universitário: desafios e perspectivas. Revista Diálogo Educacional, 11(33), 353–374. https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4318