RELAÇÕES ENTRE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO EM PIAGET E EM VYGOTSKY: DICOTOMIA OU COMPATIBILIDADE?

Authors

  • Marcilio Lira de Souza Filho Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, Amapá, AP

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.4039

Abstract

O presente estudo teve como objetivo discutir acerca das relações entre a aprendizagem e o desenvolvimento, comparando as de Jean Piaget e Lev Vygotsky e analisando a possível compatibilidade entre as duas posições teóricas. São demonstrados os diferentes enfoques dados por esses autores quando tratam da relação entre a aprendizagem e desenvolvimento. Enquanto Piaget centra-se no desenvolvimento maturacional, Vygotsky centra seus esforços na relevância da aprendizagem. Suas particularidades teóricas geralmente levam à equivocada conclusão de um conflito insolúvel entre suas posições. Sem defender uma complementaridade entre as teorias, argumenta-se a favor de uma visão não excludente ou estritamente dicotômica entre as duas abordagens, notadamente quando se lida com a realidade e mais especificamente em práticas de intervenção, como é o caso das situações escolares.

Downloads

Download data is not yet available.

References

AULT, R. L. Desenvolvimento cognitivo da criança: a teoria de Piaget e a abordagem de processo. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

BRUNER, J. S. Celebrating divergence: Piaget and Vygotsky. Human Development, Chicago, v. 40, n. 2, p. 63-73, 1997.

BANKS LEITE, L. As interações sociais na perspectiva piagetiana. Série Idéias, São Paulo, v. 20, p. 41-47, 1994.

CASTORINA, J. A. O debate Piaget-Vygotsky – A busca de um critério para sua avaliação. In: CASTORIANA, J. A. et al. (Ed.). Piaget-Vygotsky: novas contribuições para o debate. São Paulo: Ática, 1995. p. 7-50.

FLAVEL, J. H. A psicologia do desenvolvimento de Jean Piaget. São Paulo: Pioneira, 1975.

INHELDER, B.; PIAGET, J. Da lógica da criança à lógica do adolescente. São Paulo: Pioneira, 1976.

LA TAILLE, Y. O lugar da interação social na concepção de Jean Piage. In: LA TALILLE, Y.; OLIVEIRA, M. K.; DANTAS, H. (Org.). Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 13. ed. São Paulo: Sammus, 1992. p. 47-74.

OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um desenvolvimento sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.

_______. Pensar a educação: contribuições de Vygotsky. In: CASTORINA, J. A., LERNER, E. F. D.; OLIVEIRA, M. K. (Org.). Piaget e Vygotsky: novas contribuições para o debate. São Paulo: Ática,

p. 51-83.

PALANGANA, I. C. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget

PIAGET, J. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro: Forense, 1970.

______. Psicologia e epistemologia: por uma teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Forense, 1973.

PIAGET, J.; GRECO, P. Aprendizagem e conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974.

PIAGET, J.; INHELDER, B. A psicologia da criança. São Paulo: Difusão, 1986.

SHAYER, M. Piaget and Vygotsky: a necessary marriage for effective educational intervention. In: SIMITH, L.; DOCKRELL, J.; TOMLISON, P. (Org.). Piaget, Vygotsky and beyond: future issues for develompmental psychology and education. London: Routledge, 1997. p. 36-59.

SPINILLO, A. G. As relações entre aprendizagem e desenvolvimento discutidas a partir de pesquisas de intervenção. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 51, n. 1, p. 55-74, 1999.

STERNBERG, R. J. Psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

TURNER, J. Desenvolvimento cognitivo. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

VAN DER VEER, R.; VALSINER, J. Vygotsky: uma síntese. São Paulo: Loyola, 1991.

VYGOTSKY, L. S. The genesis of higher mental functions. In: WERTSCH, J. V. (Org.). The concept of activity in soviet psychology. Nova York: Sharpe, 1981. p. 134-143.

______. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

______. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

______. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. (Org.). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1998. p. 103-117.

Published

2008-07-17

How to Cite

Lira de Souza Filho, M. (2008). RELAÇÕES ENTRE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO EM PIAGET E EM VYGOTSKY: DICOTOMIA OU COMPATIBILIDADE?. Revista Diálogo Educacional, 8(23), 265–275. https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.4039