BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA COMO MEDIADORA NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3802Abstract
Neste trabalho analisamos como se dá a produção de conhecimentona universidade, por meio de professores-pesquisadores queparticipam de Grupos de Pesquisa, e daqueles que atuam apenasem sala de aula, e alunos-PIBIC em uma instituição de ensinosuperior. Essas três categorias de sujeitos estão sendo investigadasa partir do uso de serviços/produtos da Biblioteca universitáriaque se caracteriza como centro difusor de cultura e saber acumuladoatravés do tempo. Estuda como se dá a relação entre Biblioteca eConhecimento e, consequentemente, como ela contribui para aprodução cientifica e atuação docente na universidade. Uma dasfunções da universidade é ser um espaço que permite o despertarpara o pensamento crítico, o que pode ser feito tanto por meio doensino quanto da pesquisa. O esforço empreendido nestainvestigação foi para responder ao problema que integra umainvestigação em nível de mestrado, qual seja: a Bibliotecauniversitária como centro difusor do saber, tem contribuído para a atuação docente e para pesquisa? As respostas dos sujeitos apontampara a afirmativa de que, a Biblioteca está sim contribuindo para aprodução de conhecimento, por meio das diversas possibilidadesde acesso a informação que disponibiliza além de serviços/produtosoferecidos a comunidade acadêmica da IES.Downloads
References
ALFONSO-GOLDFARB, A. M. O que é história da ciência. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Coleção primeiros passos; 286).
BROWNING, J. Libraries without walls for books without pages. 2002. Disponível em: <http://www.wired.com/wired/archive/1.libraries.hml>. Acesso em: 19 jan. 2007.
BURKE, P. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2003.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
DEMO, P. Educar pela pesquisa. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2000.
FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
GLOSSÁRIO da sociedade do conhecimento. Lisboa: APDSi, 2005.
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR – IES. É a universidade privada que mais investe em pesquisa no Paraná. Vida universitária, v. 21, n. 167, p. 6, 2006.
JULIATTO, C. I. Pensando na biblioteca da universidade. Educação brasileira, v. 10, n. 21, p. 105-123, 1998.
MARQUES, M. O. Escrita e pesquisa na universidade. In: MARQUES, M. O. Escrever é preciso. 4. ed. Ijuí: Unijuí, 2003.
MARTINS, W. A palavra escrita: história do livro, da imprensa e da biblioteca. 3. ed. São Paulo: Ática, 2002.
MILANESI, L. O que é biblioteca. São Paulo: Brasiliense, 1998. (Coleção primeiros passos; 94).
MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
MORIN, E. O método 3: o conhecimento do conhecimento. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2005.
OLIVEIRA, N. M. de. A biblioteca das instituições de ensino superior e os padrões de qualidade do MEC: uma análise preliminar. Perspectivas em ciência da informação, v. 7, n. 2, p. 207-221, jul./dez. 2002.
RODRIGUES JÚNIOR, J. M. et al. Produção do conhecimento tecnológico na UFMG. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 5, n. 2, p. 231-242, jul./dez. 2000.
SANTOS, B. S. (Org.). Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revisitado. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
SCHWANITZ, D. Cultura geral: tudo o que se deve saber. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
SETZER, V. Dado, informação, conhecimento e competência. DataGramaZero – Revista de ciência da informação, n. 0, dez. 1999. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/dez99?Art_01.htm>. Acesso em: 18 ago. 2006.
SEVERINO, A. J. Pós-Graduação e pesquisa: o processo de produção e de sistematização do conhecimento no campo educacional. In:
BIANCHETTI, L.; MACHADO, A. M. (Org.). A bússola do escrever: desafios e estratégias de teses e dissertações. Florianópolis: UFSC, 2002. p. 67-108.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987.
WANDERLEY, L. E. W. O que é universidade. São Paulo: Brasiliense, 1983. (Coleção primeiros passos; 91).
YIN, R. K. Estudo de caso. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.