EL CENTRE BELGE DE PÉDAGOGIE DE LA MATHÉMATIQUE (1958-1973): NOTA HISTÓRICA
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3733Abstract
En este trabajo se presenta de manera resumida el desarrollohistórico del Centre Belge de Pédagogie de la Mathemátique (1958-1973), creado por Georges Papy, haciendo especial hincapié en eldesarrollo curricular que abarca desde los 6 a los 18 años; lainfluencia de la obra de Papy en el Movimiento de la MatemáticaModerna está ampliamente reconocida; se analizan los fundamentosde la reforma y se muestran algunos aspectos críticos de la misma.Downloads
References
ARTIN, E. Geometric algebra. New York: Interscience Publishers, 1957.
ATIYAH, M. Trends in pure mathematics. In: INTERNATIONAL CONGRESS ON MATHEMATICAL EDUCATION, 3., 1976, Karlsruhe. Proceedings... Karlsruhe: ZDM, 1976. p. 61-74.
ATIYAH, M. What is geometry? The Mathematical Gazzette, v. 66, n. 437, p. 179-184, Oct. 1982.
BOUVIER, A. La mystification mathematique. Paris: Hermann, 1981. BROUSSEAU, G. Theorisations dês phenomenes d'enseignemet des mathematiques. 1986. 481 f. Tesis (Docteur d'E'tat es Sciences) - Universite de Bordeaux I, Bordeaux, 1986.
CASTELNUOVO, E. Didactica de la matematica moderna. Mexico: Trillas, 1963.
DIEUDONNE, J. Should we teach "Modern" mathematics? American Scientist, v. 61, n. 1, p. 16-19, 1973.
DIEUDONNE, J. L'abstraction et l'intuition mathematique. NICO, n. 20, p. 45-66, 1976.
FREUDENTHAL, H. Mathematics as an educational task . Dordrecht: D. Reidel, 1973.
HILBERT, D. Grundlagen der Geometrie. Stuttgart: B. G. Teubner
Verlag, 1899.
HOWSON, G. Analisis critico del desarrollo curricular en matematicas. In: STEINER H; CHRISTIANSEN, B. (Ed.). Nuevas tendencias en la ensefianza de las matematicas. Paris: Unesco, 1979. v. 4, p. 151-183.
HOWSON, G. ; KEITEL, C.; KILPATRICK, J. Cur riculum development in mathematics. Cambridge: Cambridge University Press, 1981.
SIERRA, M. La refor ma de la ensefianza de las matematicas despues de la Segunda Guerra Mundial: aportaci6n del centre belge de pedagogie de la mathematique (CBPM). 1989. 391 f. Tesis (Doctorado en Educaci6n) - Universidad de Salamanca, Salamanca, 1989.
THOM, R. Modern mathematics: an educational and philosophic error?
American Scientist, v. 59, n. 6, p. 695-699, Nov. 1971.
THOM, R. Modern mathematics: does it exist? In: HOWSON, A. G. (Ed.). Developments in mathematical education. Cambridg e:
Cambridge University Press, 1973. p. 194-209.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.