PERSPECTIVAS PARA O ENSINO CATÓLICO NO BRASIL

Authors

  • Manoel Alves UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v6i19.3151

Abstract

A presente análise pretende, de forma perspectiva, traçar alguns indicativos da evolução futura do ensino católico no Brasil a partir da observação da sua atual estrutura organizacional e dos dados estatísticos do seu desempenho institucional na última década. A análise suscita questões importantes para o debate presente sobre o ensino católico no país frente às tendências em educação, adotando como eixo o modelo de gestão e as relações internas do ensino católico com as suas entidades mantenedoras e com as diversas instâncias da Igreja Católica, bem como as suas relações externas com o mercado educacional, a opinião pública e o Estado.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALVES, Manoel. A Vida religiosa e a educação das elites no atual contexto

brasileiro.alguns conflitos e contradições inerentes à educação das elites

brasileira pela Igreja dos pobres. In: PAIVA, Vanilda (Org.). Catolicismo,

educação e ciência. São Paulo, SP: Loyola, 1991. p. 358.

________. El religioso educador face à lãs grandes tendências y retos de

L’educación católica en América Latina rumbo al siglo XXI. Testimonio,

Santiago de Chile, n.152 p. 4-20, nov./dez. 1995.

________. O papel das mantenedoras nas organizações da educação católica no Brasil.In: SEMINÁRIO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MANTENEDORES DE ESCOLAS CATÓLICAS, Brasília, DF. 1996. Anais. Brasília, ANAMEC, ago. 1996.p. 265

________ Sistema católico de educação e ensino no Brasil: uma nova perspectiva organizacional e de gestão. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 5, n.16, p. 209-228, set./dez. 2005.

________. Le rôle de l’école catholique dans la formation des elites au

Brésil 1962-1992: métacritique d’un systéme complexe.Thèse (Doctorat ,Saint- Denis) - Université de Paris VIII, 2000.p. 1200.

________. Sistema Católico de Educação e Ensino no Brasil: uma nova

perspectiva organizacional e de gestão educacional. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 5, n. 16, p. 209-228, set./dez. 2005.

ARROCHELLAS, Maria Helena (Org.). Classes médias e a opção preferencial pelos pobres. São Paulo, SP: Paulinas, 1983. p. 131.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em rede: a era da informação: economia,

sociedade e cultura. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1999. v. 1. p. 617.

CERIS – Centro de Estatística Religiosa e Investigação Social e ANAMEC –Associação Nacional de Mantenedoras de Escolas Católicas. Pesquisa sobre as escolas católicas do Brasil – 1996: levantamento dos estabelecimentos de ensino superior católico do Brasil – 1996. Brasília, DF: ANAMEC, 1997. p. 62.

CERIS – Centro de Estatística Religiosa e Investigação Social e ANAMEC – Associação Nacional de Mantenedoras de Escolas Católicas. Pesquisa sobre as obras sociais da Igreja Católica – atuação das escolas 1998: atualização das informações sobre asCERIS – Centro de Estatística Religiosa e Investigação Social e ANAMEC – Associação Nacional de Mantenedoras de Escolas Católicas. Censo das escolas católicas no Brasil. Relatório. Brasília, DF: CERIS: ANAMEC, 2005. p. 73. (Mimeografado) CONFERÊNCIA Nacional dos Bispos do Brasil. Para uma pastoral da educação. São Paulo, SP: Paulinas, 1986. p. 137.

______ . Educação, igreja e sociedade. São Paulo, SP: Paulinas, 1992. p. 86.

CONCILE Oecumenique Vatican II. Constitution Dogmatique Lúmenm Gentium,1964; Consitution Pastoral Guadium et Spes, 1965; Declaration Gravissimum Educationis, 1965, Biblioteca de Autores Cristianos. 27. ed. Madrid: La EditorialCatólica, 1975.

CONSTITUIÇÃO da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal,1988.

CRESPO, Samyra B. de Serpa. Progressismo católico, educação libertadora no Brasil: uma contribuição à história das ideologias. Rio de Janeiro, RJ: UFRJ. 1989. p. 391.

CUNHA, Rogério I. A. Teologia da libertação e pedagogia libertadora. Revista de Educação da AEC, Brasília, n. 67, p. 37-50, jan./mar. 1988.

CURY, Carlos R. Jamil. Ideologia e educação brasileira: católicos e liberais. 4. ed. São Paulo, SP: Cortez, 1988. p. 201.

GARCIA, Jacinta Turolo; CAPDEVILLE, Guy (Orgs.). Educação Católica. Bauru: EDUSC, 2001, p. 176.

GIUSTINA, Osvaldo Della. Rumos e desafios da escola católica. Boletim da AEC, Porto Alegre, n. 31, 1989.

JULIATTO, Clemente. A Universidade em busca da excelência: um estudo sobre a qualidade da educação. Curitiba: Champagnat, 2005. p. 240.

MEYER JR, Victor e MURPHY, J. Patrick, organizadores. Dinossauros, gazelas & tigres: novas abordagens da administração universitária. 2. ed. ampl. Florianópolis: Insular, 2003. p. 211.

PAIVA, José Maria. Colonização e catequese 1549-1600. São Paulo, SP: Cortez, 1982. p. 108.

Papa PAULO VI. Exortação apostólica Evangelii Nuntiandi. São Paulo, SP:

Paulinas, 1975. escolas católicas 1996 – 1999. Brasília, DF: ANAMEC, 2000. p. 61

Published

2006-07-17

How to Cite

Alves, M. (2006). PERSPECTIVAS PARA O ENSINO CATÓLICO NO BRASIL. Revista Diálogo Educacional, 6(19), p.127–140. https://doi.org/10.7213/rde.v6i19.3151