PERSPECTIVAS PARA O ENSINO CATÓLICO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v6i19.3151Resumo
A presente análise pretende, de forma perspectiva, traçar alguns indicativos da evolução futura do ensino católico no Brasil a partir da observação da sua atual estrutura organizacional e dos dados estatísticos do seu desempenho institucional na última década. A análise suscita questões importantes para o debate presente sobre o ensino católico no país frente às tendências em educação, adotando como eixo o modelo de gestão e as relações internas do ensino católico com as suas entidades mantenedoras e com as diversas instâncias da Igreja Católica, bem como as suas relações externas com o mercado educacional, a opinião pública e o Estado.Downloads
Referências
ALVES, Manoel. A Vida religiosa e a educação das elites no atual contexto
brasileiro.alguns conflitos e contradições inerentes à educação das elites
brasileira pela Igreja dos pobres. In: PAIVA, Vanilda (Org.). Catolicismo,
educação e ciência. São Paulo, SP: Loyola, 1991. p. 358.
________. El religioso educador face à lãs grandes tendências y retos de
L’educación católica en América Latina rumbo al siglo XXI. Testimonio,
Santiago de Chile, n.152 p. 4-20, nov./dez. 1995.
________. O papel das mantenedoras nas organizações da educação católica no Brasil.In: SEMINÁRIO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MANTENEDORES DE ESCOLAS CATÓLICAS, Brasília, DF. 1996. Anais. Brasília, ANAMEC, ago. 1996.p. 265
________ Sistema católico de educação e ensino no Brasil: uma nova perspectiva organizacional e de gestão. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 5, n.16, p. 209-228, set./dez. 2005.
________. Le rôle de l’école catholique dans la formation des elites au
Brésil 1962-1992: métacritique d’un systéme complexe.Thèse (Doctorat ,Saint- Denis) - Université de Paris VIII, 2000.p. 1200.
________. Sistema Católico de Educação e Ensino no Brasil: uma nova
perspectiva organizacional e de gestão educacional. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 5, n. 16, p. 209-228, set./dez. 2005.
ARROCHELLAS, Maria Helena (Org.). Classes médias e a opção preferencial pelos pobres. São Paulo, SP: Paulinas, 1983. p. 131.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em rede: a era da informação: economia,
sociedade e cultura. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1999. v. 1. p. 617.
CERIS – Centro de Estatística Religiosa e Investigação Social e ANAMEC –Associação Nacional de Mantenedoras de Escolas Católicas. Pesquisa sobre as escolas católicas do Brasil – 1996: levantamento dos estabelecimentos de ensino superior católico do Brasil – 1996. Brasília, DF: ANAMEC, 1997. p. 62.
CERIS – Centro de Estatística Religiosa e Investigação Social e ANAMEC – Associação Nacional de Mantenedoras de Escolas Católicas. Pesquisa sobre as obras sociais da Igreja Católica – atuação das escolas 1998: atualização das informações sobre asCERIS – Centro de Estatística Religiosa e Investigação Social e ANAMEC – Associação Nacional de Mantenedoras de Escolas Católicas. Censo das escolas católicas no Brasil. Relatório. Brasília, DF: CERIS: ANAMEC, 2005. p. 73. (Mimeografado) CONFERÊNCIA Nacional dos Bispos do Brasil. Para uma pastoral da educação. São Paulo, SP: Paulinas, 1986. p. 137.
______ . Educação, igreja e sociedade. São Paulo, SP: Paulinas, 1992. p. 86.
CONCILE Oecumenique Vatican II. Constitution Dogmatique Lúmenm Gentium,1964; Consitution Pastoral Guadium et Spes, 1965; Declaration Gravissimum Educationis, 1965, Biblioteca de Autores Cristianos. 27. ed. Madrid: La EditorialCatólica, 1975.
CONSTITUIÇÃO da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal,1988.
CRESPO, Samyra B. de Serpa. Progressismo católico, educação libertadora no Brasil: uma contribuição à história das ideologias. Rio de Janeiro, RJ: UFRJ. 1989. p. 391.
CUNHA, Rogério I. A. Teologia da libertação e pedagogia libertadora. Revista de Educação da AEC, Brasília, n. 67, p. 37-50, jan./mar. 1988.
CURY, Carlos R. Jamil. Ideologia e educação brasileira: católicos e liberais. 4. ed. São Paulo, SP: Cortez, 1988. p. 201.
GARCIA, Jacinta Turolo; CAPDEVILLE, Guy (Orgs.). Educação Católica. Bauru: EDUSC, 2001, p. 176.
GIUSTINA, Osvaldo Della. Rumos e desafios da escola católica. Boletim da AEC, Porto Alegre, n. 31, 1989.
JULIATTO, Clemente. A Universidade em busca da excelência: um estudo sobre a qualidade da educação. Curitiba: Champagnat, 2005. p. 240.
MEYER JR, Victor e MURPHY, J. Patrick, organizadores. Dinossauros, gazelas & tigres: novas abordagens da administração universitária. 2. ed. ampl. Florianópolis: Insular, 2003. p. 211.
PAIVA, José Maria. Colonização e catequese 1549-1600. São Paulo, SP: Cortez, 1982. p. 108.
Papa PAULO VI. Exortação apostólica Evangelii Nuntiandi. São Paulo, SP:
Paulinas, 1975. escolas católicas 1996 – 1999. Brasília, DF: ANAMEC, 2000. p. 61
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.