A inovação no contexto educativo

perspectivas transformadoras para a formação de professores a partir do paradigma da complexidade

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS04

Abstract

Theoretical production about innovation in the educational context, thinking about transforming perspectives for teacher education based on the paradigm of complexity, refers to the dialogical involvement that relates teaching practice today. The aim of this article is to make some considerations about the paradigm of complexity, based on creative and innovative actions in our environment. For this reason, it is believed that when discussing teachers' actions, it is essential to refer to teacher training, since they experience transformations in the classroom, these driven by different theories or methodologies. Consequently, every educational change affects work in schools, in their relationship networks, as it requires more than effort and technical mastery, it needs attention to the emotional dimensions. We aim to understand the different factors that condition, impact and intervene in the theoretical and methodological choices of each one, and how these are linked to the historical, social and academic context, in which the subject and his education are inserted. Methodologically, we explain concepts that contribute to teacher training. It is concluded that in this epistemological perspective, planning a search for the quality of teacher training Edgar Morin's Theory of Complexity serves as an inspiration to allow the mapping of situations and experiences of teachers, to help the understanding and reconstruction of the daily steps of each educator who is working, weaving relationships between society, knowledge, technologies, innovation, creativity.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Karla Fernanda Wunder da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com pesquisa sobre inclusão de alunos com deficiência intelectual (2007), Doutorado na linha de pesquisa Pessoa e Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul com pesquisa na área do Transtorno do Espectro Autista (2021). Professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Especial Professor Luiz Francisco Lucena Borges da rede municipal de Porto Alegre. 

Bettina Steren dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Possui graduação em Pedagogia pela UFRGS (1986-1989) e doutorado em Psicologia Evolutiva e da Educação - Universidad de Barcelona (1991-1996). Pós-doutorado no College of Education, The Univesity of Texas at Austin, EUA (2009-2010). Professora visitante por 6 meses pelo programa CAPES PRINT na Universidade de Barcelona, Departamento de Didática e Organização Educativa /Grupo de Pesquisa Esbrina (2020). É professora da Escola de Humanidades do Programa de pós-graduação em Educação e do Curso de Pedagogia. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Grupo de Pesquisa "Processos Motivacionais em Contextos Educativos" da PUCRS. Coordenadora dos Cursos de Especialização em Psicopedagogia desde 2005 e Educação Transformadora (PUCRS/UOL) desde 2019. É bolsista de Produtividade em Pesquisa - PQ/CNPq 1D. De 2014 até 2015 foi Coordenadora de Ensino na Pro-reitoria de Graduação da PUCRS e de 2015 até 2017 Decana Associada da Escola de Humanidades da mesma instituição. Participa da RedGUIA (Red Gestión Universitaria Integral del Abandono) desde 2010 e coordena a mesma rede desde 2017. Além disso, participa de órgão de gestão em Ciência e Tecnologia como: FAPERGS (membro do comitê de Educação e parecerista Ad Hoc), CNPQ e CAPES (parecerista Ad Hoc). Tem experiência na área de Psicologia Educativa, com ênfase nos processos de ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, processos motivacionais, metodologias criativas de ensino, mal-estar e bem-estar docente.

Mariangela Pozza, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutora em Educação pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2019), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013),com ênfase na Epistemologia Genética de Jean Piaget. Graduação em PEDAGOGIA, com ênfase em Orientação Educacional, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999), especialização em PSICOPEDAGOGIA pela FAPA (2005). Cursou psicologia (2008) incompleto (3 anos). Autora de capítulo do livro, Educação Inclusiva e Formação Docente (2020), dois LIVROS completos; Criatividade, inovação e Aprendizagem, UNICEUB (2017); Desenvolvimento do Pensamento Lógico Matemático, Editora Universidade Lasalle (2019); Capítulo, "As dificuldades de aprendizagem e o processo de escolarização?(2017)). entre outros artigos. Atualmente realizou o curso de Coaching, na ABED (2016) é professora convidada da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, na especialização de psicopedagogia, professora do Verbo Educacional, curso de pós- graduação à distância - EAD, Professora de EAD na UNILASALLE e DELÍNEA. Avaliadora de artigos e monografias do VERBO EDUCACIONAL, professora orientadora dos alunos do VERBO EDUCACIONAL e do curso de especialização de Psicopedagogia da PUCRS. Assessora pedagógica da CAPACITAR BRASIL. Organizadora e ministrante do curso de extensão e formação continuada de professores na área da inclusão escolar. Participante do grupo de estudo PROMOT .Orientadora Educacional, Consultora nas áreas de pedagogia, psicopedagogia, educação inclusiva e formação de professores. (Texto informado pelo autor)

References

BARROS, M.G.; CARVALHO, A.B.G. As concepções de interatividade nos ambientes virtuais da aprendizagem. Eduepb. Scielo Books. Disponível: http://books.scielo.org/id/6pdyn/pdf/sousa-9788578791247-09.pdf Acesso em 23 abril 2023.

BRASIL. Parecer CNE/CP9/2001 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: MEC, 2001. BRASIL.

CARBONELL, Jaume. A aventura de Inovar: A mudança na escola. Porto Alegre: Artmed,

CSIKSZENTMIHALYI, M. Creatividad el fluir y la psicología del descubrimiento y la

invención. Barcelona, Paidós. 1998.

DAMASIO, Antonio. El extraño orden de las cosas. La vida, los sentimientos y la creación

de las culturas. Barcelona: Planeta. 2018.

HARGREAVES, A. A prática emocional do ensino. Ensino e Formação de Professores, 14 (8), 1998.

HERNÁNDEZ, F. Encuentros que afectan y generan saber pedagógico entre docentes a través da cartografías visuales. Revista Digital do LAV - Santa Maria, 11 (2): 2018. 103-120.

Disponível em: http://dx.doi.org/10.5902/1983734833898

LARA, Alí; GIAZÚ, E. D. El Giro Afectivo. Athenea Digital, 13(3), 101-119. http://dx.doi.org

/ 10.5565/rev/athenead/v13n3.1060. 2013. Acesso em 12 jan 2021.

MORAES, Maria Cândida. O Paradigma Educacional Emergente. Campinas, SP: Papirus,

MORIN, E. Ciência com consciência. Tradução: Maria D. Alexandre e Maria Alice S. Doria.

ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. 2ª ed. Rio de Janeiro: Berhand, 1998

MORIN, Edgar. Notas para um “Emílio” Contemporâneo. In: PENA-VEJA, A.; ALMEIDA, C. R. S.; PETRAGLIA, I. (orgs). Edgar Morin: Ética, Cultura e Educação. Ed. Cortez, São Paulo: 2003.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução Eliane Lisboa. 5 ed. Porto Alegre: Sulinas, 2015. 120p

MORIN. Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; 2000.

MOTA, R. O papel da inovação na sociedade e na educação. In: COLOMBO, S.;

RODRIGUES, G. M. Desafios da sociedade contemporânea. Porto Alegre: Artmed, 2011,

-474.

MAYORAL, S. R; HERNÁNDEZ, H.F; BENAVENTE, B.R. Aportaciones para la formación del profesorado y una pedagogía de los afectos. In: ¿Cómo aprenden los docentes? Tránsitos entre cartografías, experiencias, corporeidades y afectos. Ediciones OCTAEDRO, S.L. Barcelona, 2020.

PACHECO, J. Inovar é assumir um compromisso ético com a Educação. Petrópolis/RJ:

Vozes. 2019.

RESTREPO, Luís Carlos. O direito à ternura. Petrópolis: Vozes, 2000.

ROBINSON, Ken. Libertando o poder criativo: a chave para o crescimento pessoal e das

organizações. São Paulo: HSM Editora, 2012.

ROZEK, Marlene; VIEGAS, Luciane. Educação Inclusiva: políticas,pesquisa e formação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.

SUANO, M. J. F. Bem-vindos a Governança Global (Novos Atores, Novos Profissionais e um Novo Mundo). In: Gleny Terezinha Duro Guimarães; Karen Eidelwein. (Org.). As Políticas Sociais Brasileiras e Organizações Financeiras Internacionais. 1ed.Porto Alegre:

EDIPUCRS, 2010, v. 1, p. 115-133.

LA TORRE, S. de. Dialogando con la creatividad. De la identificación a la creatividad

paradójica. Barcelona: Octaedro, 2003.

Published

2023-08-15

How to Cite

Silva, K. F. W. da, Santos, B. S. dos, & Pozza, M. (2023). A inovação no contexto educativo: perspectivas transformadoras para a formação de professores a partir do paradigma da complexidade. Revista Diálogo Educacional, 23(78), 1032–1042. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS04