A inovação no contexto educativo
perspectivas transformadoras para a formação de professores a partir do paradigma da complexidade
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS04Resumo
A produção teórica acerca da inovação no contexto educativo pensando nas perspectivas transformadoras para formação dos professores a partir do paradigma da complexidade remete ao envolvimento dialógico que relaciona a prática docente nos dias atuais. Pretende-se com este artigo tecer algumas considerações a respeito do paradigma da complexidade, a partir de ações criativas e inovadoras em nosso meio. Por essa razão, acredita-se que ao discutir as ações dos professores, é fundamental referir-se à formação docente, já que os mesmos vivenciam as transformações em sala de aula, essas, impulsionadas por diferentes teorias ou metodologias. Por conseguinte, toda mudança educacional afeta o trabalho nas escolas, em suas redes de relacionamentos, pois ela requer mais que esforço e domínio técnico, ela necessita de uma atenção às dimensões emocionais. Temos como objetivo compreender os diferentes fatores que condicionam, impactam e intervém nas escolhas teórico metodológicas de cada um, e como estes se vinculam ao contexto histórico, social e acadêmico, nos quais o sujeito e sua formação estão inseridos. Metodologicamente, explanamos conceitos que contribuem para a formação docente. Conclui-se que nesta perspectiva epistemológica, planejar uma busca pela qualidade da formação de professores a Teoria da Complexidade de Edgar Morin serve de inspiração para permitir o mapeamento das situações e vivências dos professores, auxiliar o entendimento e reconstrução dos passos cotidianos de cada educador que se encontra atuando, tecendo relações entre sociedade, conhecimento, tecnologias, inovação, criatividade.
Downloads
Referências
BARROS, M.G.; CARVALHO, A.B.G. As concepções de interatividade nos ambientes virtuais da aprendizagem. Eduepb. Scielo Books. Disponível: http://books.scielo.org/id/6pdyn/pdf/sousa-9788578791247-09.pdf Acesso em 23 abril 2023.
BRASIL. Parecer CNE/CP9/2001 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: MEC, 2001. BRASIL.
CARBONELL, Jaume. A aventura de Inovar: A mudança na escola. Porto Alegre: Artmed,
CSIKSZENTMIHALYI, M. Creatividad el fluir y la psicología del descubrimiento y la
invención. Barcelona, Paidós. 1998.
DAMASIO, Antonio. El extraño orden de las cosas. La vida, los sentimientos y la creación
de las culturas. Barcelona: Planeta. 2018.
HARGREAVES, A. A prática emocional do ensino. Ensino e Formação de Professores, 14 (8), 1998.
HERNÁNDEZ, F. Encuentros que afectan y generan saber pedagógico entre docentes a través da cartografías visuales. Revista Digital do LAV - Santa Maria, 11 (2): 2018. 103-120.
Disponível em: http://dx.doi.org/10.5902/1983734833898
LARA, Alí; GIAZÚ, E. D. El Giro Afectivo. Athenea Digital, 13(3), 101-119. http://dx.doi.org
/ 10.5565/rev/athenead/v13n3.1060. 2013. Acesso em 12 jan 2021.
MORAES, Maria Cândida. O Paradigma Educacional Emergente. Campinas, SP: Papirus,
MORIN, E. Ciência com consciência. Tradução: Maria D. Alexandre e Maria Alice S. Doria.
ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. 2ª ed. Rio de Janeiro: Berhand, 1998
MORIN, Edgar. Notas para um “Emílio” Contemporâneo. In: PENA-VEJA, A.; ALMEIDA, C. R. S.; PETRAGLIA, I. (orgs). Edgar Morin: Ética, Cultura e Educação. Ed. Cortez, São Paulo: 2003.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução Eliane Lisboa. 5 ed. Porto Alegre: Sulinas, 2015. 120p
MORIN. Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; 2000.
MOTA, R. O papel da inovação na sociedade e na educação. In: COLOMBO, S.;
RODRIGUES, G. M. Desafios da sociedade contemporânea. Porto Alegre: Artmed, 2011,
-474.
MAYORAL, S. R; HERNÁNDEZ, H.F; BENAVENTE, B.R. Aportaciones para la formación del profesorado y una pedagogía de los afectos. In: ¿Cómo aprenden los docentes? Tránsitos entre cartografías, experiencias, corporeidades y afectos. Ediciones OCTAEDRO, S.L. Barcelona, 2020.
PACHECO, J. Inovar é assumir um compromisso ético com a Educação. Petrópolis/RJ:
Vozes. 2019.
RESTREPO, Luís Carlos. O direito à ternura. Petrópolis: Vozes, 2000.
ROBINSON, Ken. Libertando o poder criativo: a chave para o crescimento pessoal e das
organizações. São Paulo: HSM Editora, 2012.
ROZEK, Marlene; VIEGAS, Luciane. Educação Inclusiva: políticas,pesquisa e formação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.
SUANO, M. J. F. Bem-vindos a Governança Global (Novos Atores, Novos Profissionais e um Novo Mundo). In: Gleny Terezinha Duro Guimarães; Karen Eidelwein. (Org.). As Políticas Sociais Brasileiras e Organizações Financeiras Internacionais. 1ed.Porto Alegre:
EDIPUCRS, 2010, v. 1, p. 115-133.
LA TORRE, S. de. Dialogando con la creatividad. De la identificación a la creatividad
paradójica. Barcelona: Octaedro, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Universitária Champagnat
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.