A inovação no contexto educativo

perspectivas transformadoras para a formação de professores a partir do paradigma da complexidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS04

Resumo

A produção teórica acerca da inovação no contexto educativo pensando nas perspectivas transformadoras para formação dos professores a partir do paradigma da complexidade remete ao envolvimento dialógico que relaciona a prática docente nos dias atuais. Pretende-se com este artigo tecer algumas considerações a respeito do paradigma da complexidade, a partir de ações criativas e inovadoras em nosso meio. Por essa razão, acredita-se que ao discutir as ações dos professores, é fundamental referir-se à formação docente, já que os mesmos vivenciam as transformações em sala de aula, essas, impulsionadas por diferentes teorias ou metodologias. Por conseguinte, toda  mudança educacional afeta o trabalho nas escolas, em suas redes de relacionamentos, pois ela requer mais que esforço e domínio técnico, ela necessita de uma atenção às dimensões emocionais. Temos como objetivo compreender os diferentes fatores que condicionam, impactam e intervém nas escolhas teórico metodológicas de cada um, e como estes se vinculam ao contexto histórico, social e acadêmico, nos quais o sujeito e sua formação estão inseridos. Metodologicamente, explanamos conceitos que contribuem para a formação docente. Conclui-se que nesta perspectiva epistemológica, planejar uma busca pela qualidade da formação de professores a Teoria da Complexidade de Edgar Morin serve de inspiração para permitir o mapeamento das situações e vivências dos professores, auxiliar o entendimento e reconstrução dos passos cotidianos de cada educador que se encontra atuando, tecendo relações entre sociedade, conhecimento, tecnologias, inovação, criatividade.

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Biografia do Autor

Karla Fernanda Wunder da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com pesquisa sobre inclusão de alunos com deficiência intelectual (2007), Doutorado na linha de pesquisa Pessoa e Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul com pesquisa na área do Transtorno do Espectro Autista (2021). Professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Especial Professor Luiz Francisco Lucena Borges da rede municipal de Porto Alegre. 

Bettina Steren dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Possui graduação em Pedagogia pela UFRGS (1986-1989) e doutorado em Psicologia Evolutiva e da Educação - Universidad de Barcelona (1991-1996). Pós-doutorado no College of Education, The Univesity of Texas at Austin, EUA (2009-2010). Professora visitante por 6 meses pelo programa CAPES PRINT na Universidade de Barcelona, Departamento de Didática e Organização Educativa /Grupo de Pesquisa Esbrina (2020). É professora da Escola de Humanidades do Programa de pós-graduação em Educação e do Curso de Pedagogia. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Grupo de Pesquisa "Processos Motivacionais em Contextos Educativos" da PUCRS. Coordenadora dos Cursos de Especialização em Psicopedagogia desde 2005 e Educação Transformadora (PUCRS/UOL) desde 2019. É bolsista de Produtividade em Pesquisa - PQ/CNPq 1D. De 2014 até 2015 foi Coordenadora de Ensino na Pro-reitoria de Graduação da PUCRS e de 2015 até 2017 Decana Associada da Escola de Humanidades da mesma instituição. Participa da RedGUIA (Red Gestión Universitaria Integral del Abandono) desde 2010 e coordena a mesma rede desde 2017. Além disso, participa de órgão de gestão em Ciência e Tecnologia como: FAPERGS (membro do comitê de Educação e parecerista Ad Hoc), CNPQ e CAPES (parecerista Ad Hoc). Tem experiência na área de Psicologia Educativa, com ênfase nos processos de ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, processos motivacionais, metodologias criativas de ensino, mal-estar e bem-estar docente.

Mariangela Pozza, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutora em Educação pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2019), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013),com ênfase na Epistemologia Genética de Jean Piaget. Graduação em PEDAGOGIA, com ênfase em Orientação Educacional, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999), especialização em PSICOPEDAGOGIA pela FAPA (2005). Cursou psicologia (2008) incompleto (3 anos). Autora de capítulo do livro, Educação Inclusiva e Formação Docente (2020), dois LIVROS completos; Criatividade, inovação e Aprendizagem, UNICEUB (2017); Desenvolvimento do Pensamento Lógico Matemático, Editora Universidade Lasalle (2019); Capítulo, "As dificuldades de aprendizagem e o processo de escolarização?(2017)). entre outros artigos. Atualmente realizou o curso de Coaching, na ABED (2016) é professora convidada da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, na especialização de psicopedagogia, professora do Verbo Educacional, curso de pós- graduação à distância - EAD, Professora de EAD na UNILASALLE e DELÍNEA. Avaliadora de artigos e monografias do VERBO EDUCACIONAL, professora orientadora dos alunos do VERBO EDUCACIONAL e do curso de especialização de Psicopedagogia da PUCRS. Assessora pedagógica da CAPACITAR BRASIL. Organizadora e ministrante do curso de extensão e formação continuada de professores na área da inclusão escolar. Participante do grupo de estudo PROMOT .Orientadora Educacional, Consultora nas áreas de pedagogia, psicopedagogia, educação inclusiva e formação de professores. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2023-08-15

Como Citar

Silva, K. F. W. da, Santos, B. S. dos, & Pozza, M. (2023). A inovação no contexto educativo: perspectivas transformadoras para a formação de professores a partir do paradigma da complexidade. Revista Diálogo Educacional, 23(78), 1032–1042. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS04