A inovação no contexto educativo
perspectivas transformadoras para a formação de professores a partir do paradigma da complexidade
DOI :
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS04Résumé
A produção teórica acerca da inovação no contexto educativo pensando nas perspectivas transformadoras para formação dos professores a partir do paradigma da complexidade remete ao envolvimento dialógico que relaciona a prática docente nos dias atuais. Pretende-se com este artigo tecer algumas considerações a respeito do paradigma da complexidade, a partir de ações criativas e inovadoras em nosso meio. Por essa razão, acredita-se que ao discutir as ações dos professores, é fundamental referir-se à formação docente, já que os mesmos vivenciam as transformações em sala de aula, essas, impulsionadas por diferentes teorias ou metodologias. Por conseguinte, toda mudança educacional afeta o trabalho nas escolas, em suas redes de relacionamentos, pois ela requer mais que esforço e domínio técnico, ela necessita de uma atenção às dimensões emocionais. Temos como objetivo compreender os diferentes fatores que condicionam, impactam e intervém nas escolhas teórico metodológicas de cada um, e como estes se vinculam ao contexto histórico, social e acadêmico, nos quais o sujeito e sua formação estão inseridos. Metodologicamente, explanamos conceitos que contribuem para a formação docente. Conclui-se que nesta perspectiva epistemológica, planejar uma busca pela qualidade da formação de professores a Teoria da Complexidade de Edgar Morin serve de inspiração para permitir o mapeamento das situações e vivências dos professores, auxiliar o entendimento e reconstrução dos passos cotidianos de cada educador que se encontra atuando, tecendo relações entre sociedade, conhecimento, tecnologias, inovação, criatividade.
Téléchargements
Références
BARROS, M.G.; CARVALHO, A.B.G. As concepções de interatividade nos ambientes virtuais da aprendizagem. Eduepb. Scielo Books. Disponível: http://books.scielo.org/id/6pdyn/pdf/sousa-9788578791247-09.pdf Acesso em 23 abril 2023.
BRASIL. Parecer CNE/CP9/2001 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: MEC, 2001. BRASIL.
CARBONELL, Jaume. A aventura de Inovar: A mudança na escola. Porto Alegre: Artmed,
CSIKSZENTMIHALYI, M. Creatividad el fluir y la psicología del descubrimiento y la
invención. Barcelona, Paidós. 1998.
DAMASIO, Antonio. El extraño orden de las cosas. La vida, los sentimientos y la creación
de las culturas. Barcelona: Planeta. 2018.
HARGREAVES, A. A prática emocional do ensino. Ensino e Formação de Professores, 14 (8), 1998.
HERNÁNDEZ, F. Encuentros que afectan y generan saber pedagógico entre docentes a través da cartografías visuales. Revista Digital do LAV - Santa Maria, 11 (2): 2018. 103-120.
Disponível em: http://dx.doi.org/10.5902/1983734833898
LARA, Alí; GIAZÚ, E. D. El Giro Afectivo. Athenea Digital, 13(3), 101-119. http://dx.doi.org
/ 10.5565/rev/athenead/v13n3.1060. 2013. Acesso em 12 jan 2021.
MORAES, Maria Cândida. O Paradigma Educacional Emergente. Campinas, SP: Papirus,
MORIN, E. Ciência com consciência. Tradução: Maria D. Alexandre e Maria Alice S. Doria.
ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. 2ª ed. Rio de Janeiro: Berhand, 1998
MORIN, Edgar. Notas para um “Emílio” Contemporâneo. In: PENA-VEJA, A.; ALMEIDA, C. R. S.; PETRAGLIA, I. (orgs). Edgar Morin: Ética, Cultura e Educação. Ed. Cortez, São Paulo: 2003.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução Eliane Lisboa. 5 ed. Porto Alegre: Sulinas, 2015. 120p
MORIN. Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; 2000.
MOTA, R. O papel da inovação na sociedade e na educação. In: COLOMBO, S.;
RODRIGUES, G. M. Desafios da sociedade contemporânea. Porto Alegre: Artmed, 2011,
-474.
MAYORAL, S. R; HERNÁNDEZ, H.F; BENAVENTE, B.R. Aportaciones para la formación del profesorado y una pedagogía de los afectos. In: ¿Cómo aprenden los docentes? Tránsitos entre cartografías, experiencias, corporeidades y afectos. Ediciones OCTAEDRO, S.L. Barcelona, 2020.
PACHECO, J. Inovar é assumir um compromisso ético com a Educação. Petrópolis/RJ:
Vozes. 2019.
RESTREPO, Luís Carlos. O direito à ternura. Petrópolis: Vozes, 2000.
ROBINSON, Ken. Libertando o poder criativo: a chave para o crescimento pessoal e das
organizações. São Paulo: HSM Editora, 2012.
ROZEK, Marlene; VIEGAS, Luciane. Educação Inclusiva: políticas,pesquisa e formação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.
SUANO, M. J. F. Bem-vindos a Governança Global (Novos Atores, Novos Profissionais e um Novo Mundo). In: Gleny Terezinha Duro Guimarães; Karen Eidelwein. (Org.). As Políticas Sociais Brasileiras e Organizações Financeiras Internacionais. 1ed.Porto Alegre:
EDIPUCRS, 2010, v. 1, p. 115-133.
LA TORRE, S. de. Dialogando con la creatividad. De la identificación a la creatividad
paradójica. Barcelona: Octaedro, 2003.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Editora Universitária Champagnat 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.