University teaching
the class as a welcome
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO06Abstract
In this essay we discuss the idea of a university teaching focused on human formation through the argument of the class as warmth, from which possibilities arise to stimulate many forms of learning in the service of humanization, of oneself, of the other and of relationships planetary, relating them to four questions: (i.) Is cosiness a possible noun in the academic context? (ii.) So why not make classes more welcoming? (iii.) For whom and why build more welcoming classes? (iv.) How, then, to promote welcoming classes? In concluding lines, we wrote about the courage to build welcoming classes, and about the necessary indefatigable courage to free oneself, live and love (or at least respect) the unrepeatable human singularities that make up the universe of the classroom.
Downloads
References
ALVES, R. Conversas com quem gosta de ensinar. São Paulo: Cortez, 1980.
ALVES, R. A alegria de ensinar. Indaiatuba: ARS poetica editora ltda, 1994.
ALVES, R. O amor que acende a lua. 8. ed. Campinas: Papirus, 2003.
BARROS, M. de. Menino do mato. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.
FRANCO, M. A. S. Saber pedagógico ou relação com o saber pedagógico: reflexões conceituais. In: SHIGUNOV NETO, A.; FORTUNATO, I. Saberes Pedagógicos: perspectivas & tendências. São Paulo: Edições Hipótese, 2018. p. 49-65.
FREINET, C. Pedagogia do bom senso. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
FREIRE, P. À sombra desta mangueira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
LOPEZ CARRETERO, M. A. O ofício de ensinar: algumas reflexões. In: ARAÚJO, O. H. A.; MEDEIROS, E. A. de; FORTUNATO, I. (org.). Nossa Arte é a DOCÊNCIA. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2021. p. 13-32.
NEILL, A. S. Liberdade no lar: problemas na família. São Paulo: Editora Brasiliense, 1978.
NÓVOA, A. O futuro da universidade: o maior risco é não arriscar. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 29, 2019. https://dx.doi.org/10.20500/rce.v14i29.21710.
RAYS, O. A. Acepção e função da aula no mundo contemporâneo. In: MARCON, T. (org.). Educação e universidade, práxis e emancipação. Passo Fundo: EDIUP, 1998. p. 265-278.
SERRES, M. O terceiro instruído. Lisboa: Instituto Piaget, 1993.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Editora Universitária Champagnat
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.