Docencia universitaria

la clase como calidez

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO06

Resumen

En este escrito, de carácter ensayístico, discutimos la idea de una enseñanza universitaria enfocada en la formación humana través del argumento de la clase como calidez, de donde surgen posibilidades para estimular múltiples formas de aprendizaje al servicio de la humanización, de uno mismo, del otro y de las relaciones planetarias, relacionándolas con cuatro preguntas: (i.) ¿Es acurrucarse un verbo posible en el contexto académico? (ii.) Entonces, ¿por qué no hacer que las clases sean más acogedoras? (iii.) ¿Para quién y por qué construir clases más acogedoras? (iv.) ¿Cómo, entonces, promover clases acogedoras? En líneas finales, escribimos sobre la valentía de construir clases acogedoras, y sobre la necesaria valentía infatigable para liberarse, vivir y amar (o al menos respetar) las irrepetibles singularidades humanas que conforman el universo del aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/Campus IV

Professor Adjunto  da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/Campus IV -Litoral Norte - Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE)/Departamento de Educação (DED). Doutor em educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Mestre em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Por mais de 10 anos trabalhou em escolas públicas da Rede Estadual e Municipal do Ceará, como professor da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Médio e Curso Normal/Antigo magistério). Atuou como Supervisor Educacional na Diretoria de Ensino/Secretaria de Educação de Ipueiras/CE e em cursos de Pedagogia, demais licenciaturas e em cursos de Pós-Graduação lato-sensu em diferentes Instituições de Ensino Superior. Atuou, ainda, como professor formador em Programas de Formação de professores, como o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor/UVA); Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/UFC). Atualmente integra o grupo de pesquisa cadastrado junto ao CNPq: Formação Docente, História e Política Educacional (GPFOHPE -UFC) e tem se dedicado a estudos e pesquisas com foco na Pedagogia, Didática, estágio supervisionado, formação de professores; gestão, coordenação e trabalho pedagógico da escola básica.

Ivan Fortunato, IFSP Itapetininga

Doutor em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (FFLCH/USP, 2022), Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (IB/UNESP, 2018) e Doutor em Geografia (IGCE/UNESP, 2014). Professor em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga - - Compositor, guitarrista e "cantor" na Banda Meia-Boca: https://www.instagram.com/bandameiaboca/ - - Publicações disponíveis em: https://ivanfortunato.webnode.com/

Emerson Augusto de Medeiros , Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Doutor em Educação, área de concentração "Formação de Professores", na Linha de Pesquisa "Formação e Desenvolvimento Profissional em Educação", pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2010), Especialização em Educação, no campo temático "Formação de Professores" (2012), e Mestrado em Educação, na linha de estudo "Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente" (2013), ambos pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO/UERN/UFERSA/IFRN, exercendo também a função de vice-coordenador local (POSENSINO/UFERSA). É Líder do Grupo de Pesquisa "Formação Docente" da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA e pesquisador dos Grupos de Pesquisa "Educação, Memórias, (Auto) Biografias e Inclusão" da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, "Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores - Universidade e Escolas de Educação Básica" - Laconex@o - da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, e "Educação, Discursos e Sociedade" - UFERSA. Exerceu as funções de Coordenador do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo - LEDOC/UFERSA (2014 - 2016). Atuou como Membro do Conselho de Curso e do Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo - UFERSA (2014 - 2016). Tem experiência profissional na Educação Básica e na Educação Superior. Desenvolve pesquisas com ênfase na Formação de Professores, Licenciaturas, Currículo, Interdisciplinaridade, Educação do Campo, Método (Auto) Biográfico e de Histórias de Vida, Didática, Desenvolvimento Profissional em Educação e Educação Superior. É editor adjunto da Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI).

Citas

ALVES, R. Conversas com quem gosta de ensinar. São Paulo: Cortez, 1980.

ALVES, R. A alegria de ensinar. Indaiatuba: ARS poetica editora ltda, 1994.

ALVES, R. O amor que acende a lua. 8. ed. Campinas: Papirus, 2003.

BARROS, M. de. Menino do mato. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.

FRANCO, M. A. S. Saber pedagógico ou relação com o saber pedagógico: reflexões conceituais. In: SHIGUNOV NETO, A.; FORTUNATO, I. Saberes Pedagógicos: perspectivas & tendências. São Paulo: Edições Hipótese, 2018. p. 49-65.

FREINET, C. Pedagogia do bom senso. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

FREIRE, P. À sombra desta mangueira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

LOPEZ CARRETERO, M. A. O ofício de ensinar: algumas reflexões. In: ARAÚJO, O. H. A.; MEDEIROS, E. A. de; FORTUNATO, I. (org.). Nossa Arte é a DOCÊNCIA. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2021. p. 13-32.

NEILL, A. S. Liberdade no lar: problemas na família. São Paulo: Editora Brasiliense, 1978.

NÓVOA, A. O futuro da universidade: o maior risco é não arriscar. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 29, 2019. https://dx.doi.org/10.20500/rce.v14i29.21710.

RAYS, O. A. Acepção e função da aula no mundo contemporâneo. In: MARCON, T. (org.). Educação e universidade, práxis e emancipação. Passo Fundo: EDIUP, 1998. p. 265-278.

SERRES, M. O terceiro instruído. Lisboa: Instituto Piaget, 1993.

Publicado

2023-11-03

Cómo citar

Araújo, O. H. A., Fortunato, I., & de Medeiros , E. A. (2023). Docencia universitaria: la clase como calidez . Revista Diálogo Educacional, 23(79), 1467–1478. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO06