Docência universitária

a aula como aconchego

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO06

Résumé

Neste escrito, de natureza ensaística, discutimos a ideia de uma docência universitária focada na formação humana pelo argumento da aula como aconchego, da qual surgem possibilidades para se estimular muitas formas de aprendizado a serviço da humanização, de si, do outro e das relações planetárias, relacionando-as a quatro indagações: (i.) Será que “aconchegar” é um verbo possível no contexto acadêmico? (ii.) Por que, então, não tornar as aulas mais aconchegantes? (iii.) Para quem e para quê construir aulas mais aconchegantes? (iv.) Como, então, promover aulas aconchegantes? Em linhas conclusivas, escrevemos sobre a coragem de se construir aulas aconchegantes, e sobre a necessária coragem infatigável de libertar-se, viver e amar (ou ao menos respeitar) as singularidades humanas irrepetíveis que compõem o universo da sala de aula.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/Campus IV

Professor Adjunto  da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/Campus IV -Litoral Norte - Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE)/Departamento de Educação (DED). Doutor em educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Mestre em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Por mais de 10 anos trabalhou em escolas públicas da Rede Estadual e Municipal do Ceará, como professor da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Médio e Curso Normal/Antigo magistério). Atuou como Supervisor Educacional na Diretoria de Ensino/Secretaria de Educação de Ipueiras/CE e em cursos de Pedagogia, demais licenciaturas e em cursos de Pós-Graduação lato-sensu em diferentes Instituições de Ensino Superior. Atuou, ainda, como professor formador em Programas de Formação de professores, como o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor/UVA); Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/UFC). Atualmente integra o grupo de pesquisa cadastrado junto ao CNPq: Formação Docente, História e Política Educacional (GPFOHPE -UFC) e tem se dedicado a estudos e pesquisas com foco na Pedagogia, Didática, estágio supervisionado, formação de professores; gestão, coordenação e trabalho pedagógico da escola básica.

Ivan Fortunato, IFSP Itapetininga

Doutor em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (FFLCH/USP, 2022), Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (IB/UNESP, 2018) e Doutor em Geografia (IGCE/UNESP, 2014). Professor em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga - - Compositor, guitarrista e "cantor" na Banda Meia-Boca: https://www.instagram.com/bandameiaboca/ - - Publicações disponíveis em: https://ivanfortunato.webnode.com/

Emerson Augusto de Medeiros , Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Doutor em Educação, área de concentração "Formação de Professores", na Linha de Pesquisa "Formação e Desenvolvimento Profissional em Educação", pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2010), Especialização em Educação, no campo temático "Formação de Professores" (2012), e Mestrado em Educação, na linha de estudo "Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente" (2013), ambos pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO/UERN/UFERSA/IFRN, exercendo também a função de vice-coordenador local (POSENSINO/UFERSA). É Líder do Grupo de Pesquisa "Formação Docente" da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA e pesquisador dos Grupos de Pesquisa "Educação, Memórias, (Auto) Biografias e Inclusão" da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, "Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores - Universidade e Escolas de Educação Básica" - Laconex@o - da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, e "Educação, Discursos e Sociedade" - UFERSA. Exerceu as funções de Coordenador do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo - LEDOC/UFERSA (2014 - 2016). Atuou como Membro do Conselho de Curso e do Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo - UFERSA (2014 - 2016). Tem experiência profissional na Educação Básica e na Educação Superior. Desenvolve pesquisas com ênfase na Formação de Professores, Licenciaturas, Currículo, Interdisciplinaridade, Educação do Campo, Método (Auto) Biográfico e de Histórias de Vida, Didática, Desenvolvimento Profissional em Educação e Educação Superior. É editor adjunto da Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI).

Références

ALVES, R. Conversas com quem gosta de ensinar. São Paulo: Cortez, 1980.

ALVES, R. A alegria de ensinar. Indaiatuba: ARS poetica editora ltda, 1994.

ALVES, R. O amor que acende a lua. 8. ed. Campinas: Papirus, 2003.

BARROS, M. de. Menino do mato. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.

FRANCO, M. A. S. Saber pedagógico ou relação com o saber pedagógico: reflexões conceituais. In: SHIGUNOV NETO, A.; FORTUNATO, I. Saberes Pedagógicos: perspectivas & tendências. São Paulo: Edições Hipótese, 2018. p. 49-65.

FREINET, C. Pedagogia do bom senso. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

FREIRE, P. À sombra desta mangueira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

LOPEZ CARRETERO, M. A. O ofício de ensinar: algumas reflexões. In: ARAÚJO, O. H. A.; MEDEIROS, E. A. de; FORTUNATO, I. (org.). Nossa Arte é a DOCÊNCIA. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2021. p. 13-32.

NEILL, A. S. Liberdade no lar: problemas na família. São Paulo: Editora Brasiliense, 1978.

NÓVOA, A. O futuro da universidade: o maior risco é não arriscar. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 29, 2019. https://dx.doi.org/10.20500/rce.v14i29.21710.

RAYS, O. A. Acepção e função da aula no mundo contemporâneo. In: MARCON, T. (org.). Educação e universidade, práxis e emancipação. Passo Fundo: EDIUP, 1998. p. 265-278.

SERRES, M. O terceiro instruído. Lisboa: Instituto Piaget, 1993.

Téléchargements

Publiée

2023-11-03

Comment citer

Araújo, O. H. A., Fortunato, I., & de Medeiros , E. A. (2023). Docência universitária: a aula como aconchego. Revista Diálogo Educacional, 23(79), 1467–1478. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO06