Docência universitária
a aula como aconchego
DOI :
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO06Résumé
Neste escrito, de natureza ensaística, discutimos a ideia de uma docência universitária focada na formação humana pelo argumento da aula como aconchego, da qual surgem possibilidades para se estimular muitas formas de aprendizado a serviço da humanização, de si, do outro e das relações planetárias, relacionando-as a quatro indagações: (i.) Será que “aconchegar” é um verbo possível no contexto acadêmico? (ii.) Por que, então, não tornar as aulas mais aconchegantes? (iii.) Para quem e para quê construir aulas mais aconchegantes? (iv.) Como, então, promover aulas aconchegantes? Em linhas conclusivas, escrevemos sobre a coragem de se construir aulas aconchegantes, e sobre a necessária coragem infatigável de libertar-se, viver e amar (ou ao menos respeitar) as singularidades humanas irrepetíveis que compõem o universo da sala de aula.
Téléchargements
Références
ALVES, R. Conversas com quem gosta de ensinar. São Paulo: Cortez, 1980.
ALVES, R. A alegria de ensinar. Indaiatuba: ARS poetica editora ltda, 1994.
ALVES, R. O amor que acende a lua. 8. ed. Campinas: Papirus, 2003.
BARROS, M. de. Menino do mato. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.
FRANCO, M. A. S. Saber pedagógico ou relação com o saber pedagógico: reflexões conceituais. In: SHIGUNOV NETO, A.; FORTUNATO, I. Saberes Pedagógicos: perspectivas & tendências. São Paulo: Edições Hipótese, 2018. p. 49-65.
FREINET, C. Pedagogia do bom senso. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
FREIRE, P. À sombra desta mangueira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
LOPEZ CARRETERO, M. A. O ofício de ensinar: algumas reflexões. In: ARAÚJO, O. H. A.; MEDEIROS, E. A. de; FORTUNATO, I. (org.). Nossa Arte é a DOCÊNCIA. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2021. p. 13-32.
NEILL, A. S. Liberdade no lar: problemas na família. São Paulo: Editora Brasiliense, 1978.
NÓVOA, A. O futuro da universidade: o maior risco é não arriscar. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 29, 2019. https://dx.doi.org/10.20500/rce.v14i29.21710.
RAYS, O. A. Acepção e função da aula no mundo contemporâneo. In: MARCON, T. (org.). Educação e universidade, práxis e emancipação. Passo Fundo: EDIUP, 1998. p. 265-278.
SERRES, M. O terceiro instruído. Lisboa: Instituto Piaget, 1993.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Editora Universitária Champagnat 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.