Fatores que promoveram mal ou bem-estar ao longo da profissão docente na opinião de professores em fase final de carreira
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.13.040.DS11Abstract
O objetivo da pesquisa foi identificar os principais fatores que contribuíram com o mal ou bem-estar ao longo da profissão docente na opinião de professores da rede municipal de ensino de Blumenau em fase final de carreira. O bem-estar refere-se à realização profissional, promovendo satisfação e comprometimento, e o mal-estar, à insatisfação, tristeza e desânimo, que, muitas vezes, levam ao adoecimento do professor. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa e exploratória. Como instrumento de coleta de dados, aplicou-se um questionário a 34 professores. Os dados foram analisados buscando evidências das satisfações e insatisfações dos docentes e categorizados em quatro dimensões: pessoal, interpessoal, organizacional e social. Como fatores que promoveram mal-estar, destacaram-se: baixos salários, desvalorização profissional, estrutura física inadequada, carga horária excessiva, turmas lotadas, ausência da família no apoio e acompanhamento dos educandos e falta de limites dos alunos. Como principais fatores de bem-estar, tiveram destaque: relação professor-aluno, relação professor-professor, aprendizagem dos alunos e formação contínua. Portanto, destacaram-se as dimensões organizacional e interpessoal como maiores promotoras de mal e bem-estar docente, respectivamente. Os resultados revelaram, ainda, que prevaleceram situações de mal-estar em decorrência de situações de bem-estar ao longo da profissão docente dos professores da rede municipal de ensino de Blumenau e que praticamente a metade dos pesquisados, se pudesse voltar, escolheria outra profissão. Isso sinaliza que é preciso urgentemente desenvolver ações coletivas que ampliem situações de bem-estar na profissão docente.Downloads
References
BENEVIDES-PEREIRA, A. M. T. Burnout: quando o trabalho ameaça o bem- -estar do trabalhador. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.
CODO, W. (Coord.). Educação: carinho e trabalho: burnout, a síndrome da desistência do educador, que pode levar à falência da educação. Petrópolis: Vozes, 1999.
CORTESÃO, L. Ser professor, um ofício em risco de extinção? Reflexões sobre práticas educativas face à diversidade, no limiar do século XXI. São Paulo: Cortez, 2002.
ESTEVE, J. M. El malestar docente. Barcelona: Laia, 1987.
ESTEVE, J. M. O mal-estar docente: a sala de aula e a saúde dos professores. Bauru: EDUSC, 1999.
HARGREAVES, A. O ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2004.
JESUS, S. N. Bem-estar dos professores: estratégias para realização e desenvolvimento profissional. 2. ed. Porto: Porto, 1998.
MANDRA, R. Causas de inadaptación y desadaptación de los enseñantes franceses y dispositivo de ayuda puesto en marcha por el Ministerio de Educación Nacional. In: ESTEVE J. M. (Ed.). Profesores en conflicto: repercusiones de la práctica profesional sobre la personalidad de los enseñantes. Madrid: Narcea, 1984. p. 213-222.
MARCHESI, A. O bem-estar dos professores: competências, emoções e valores. Porto Alegre: Artmed, 2008.
MOSQUERA, J. J. M.; STOBÄUS, C. D. O mal-estar na docência: causas e consequências. Educação, v. 19, n. 31, p. 139-146, 1996.
NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom
Quixote, 1997.
NÓVOA, A. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo.
São Paulo: Sindicato dos Professores de São Paulo, 2007. Disponível em: <http://www.sinprosp.org.br/arquivos/novoa/livreto_novoa.pdf>. Acesso em: 19 set. 2013.
NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
PICADO, L. Ser professor: do mal-estar para o bem-estar docente. 2009. Disponível em: <http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0474.pdf>. Acesso em: 19 set. 2013.
ROMÃO, J. E. Docente: um ser humano acima de tudo. Visão Global, v. 10, n. 1, p. 7-22, jan./jun. 2007.
SÁ-CHAVES, I. S. C. Formação e desenvolvimento pessoal e profissional:
o uso de portfólio reflexivo. Conferência realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) durante o curso “Desenvolvimento profissional e competência reflexiva: estratégias metacognitivas de co-construção de conhecimento”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp em 11 de julho de 2005. Campinas, 2005.
SOUSA, J. M. As missões (im)possíveis do professor: o bem/mal estar docente. Tribuna da Madeira, Madeira, 18 maio 2001. Disponível em: <http://www3.uma.pt/jesussousa/Tribuna/7.pdf>. Acesso em: 19 set. 2013.
WAJSKOP, G. A formação e a iniciação profissional do professor e as
implicações sobre a qualidade de ensino. São Paulo: Fundação SM, 2009.
Disponível em: <http://www.oeiidietics.org/spip.phparticle104&lang=pt_br>. Acesso em: 19 set. 2013.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.