Aprendizagem em/na rede: comunidades virtuais de aprendizagem em blogs

Authors

  • Patrícia Brandalise Scherer Bassani Universidade Feevale, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Informática na Educação da mesma instituição, Novo Hamburgo, RS - Brasil.
  • Rosi Souza Fritz Mestre em Inclusão Social e Acessibilidade pela Universidade Feevale, professora do curso de Turismo da mesma instituição, Novo Hamburgo, RS - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213//dialogo.educ.13.040.DS04

Abstract

Os blogs consistem em suportes para a comunicação mediada por computador, permitindo a interação, a colaboração e a socialização on-line, caracterizando-se como espaços virtuais que possibilitam a constituição de comunidades virtuais. No contexto educacional, constituem importante recurso para escrita coletiva e aprendizagem colaborativa, oportunizando a comunicação e o trabalho em grupo, promovendo o processo de autoria na internet. Estudos atuais apontam que a aprendizagem on-line acontece por meio das comunidades virtuais de aprendizagem. A partir dessa perspectiva, este estudo busca investigar a formação de comunidades virtuais de aprendizagem em blogs, tendo sido realizado a partir da análise da interação por meio das trocas de comentários e links postados em um blog. Os resultados apontam as especificidades de uma comunidade virtual de aprendizagem e o potencial da ferramenta blog para a aprendizagem colaborativa na internet.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALAVA, S. (Org.). Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais? Porto Alegre: Artmed, 2002.

AMARAL, A.; RECUERO, R. C.; MONTARDO, S. P. (Org.). Blogs.com: estudos sobre blogs e comunicação. São Paulo: Momento Editorial, 2009.

BASSANI, P. B. S. Uma reflexão sobre os processos de mediação em um fórum de discussão a partir da análise de redes sociais. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 17., 2011, Manaus. Anais eletrônicos... Manaus: ABED, 2011. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2011/cd/130.pdf>. Acesso em: 5 set. 2013.

BAUMAN, Z. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de

Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

DANIEL, B.; SCHWIER, R. A.; MCCALLA, G. Social capital in virtual learning communities and distributed communities of practice. Canadian Journal of Learning and Technology, v. 29, n. 3, p. 113-139, Fall 2003.

DOWNES, S. Learning networks in practice. In: BECTA (Ed.). Emerging technologies for learning. Conventry: Becta, 2007. v. 2. p. 19-27. Disponível em: <http://webarchive.nationalarchives.gov.uk/20101102103654/http:/research.becta.org.uk/index.phpection=rh&catcode=_re_rp_02&rid=13768>. Acesso em: 5 set. 2013.

FRITZ, R. S. Desenvolvimento do turismo local por meio da participação

comunitária: a constituição de uma comunidade virtual em um blog. 2010. 134 f. Dissertação (Mestrado em Inclusão Social e Acessibilidade) — Universidade Feevale, Novo Hamburgo, 2010.

GUTIERREZ, S. S. O fenômeno dos weblogs: as possibilidades trazidas por uma tecnologia de publicação na internet. Informática na Educação: Teoria & Prática, v. 6, n. 1, p. 87-100, jan./jun. 2003.

LEMOS, A. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 4. ed. Porto Alegre: Sulina Universitária, 2008.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: 34, 1999.

LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 2000.

LÉVY, P. A conexão planetária: o mercado, o ciberespaço, a consciência. São Paulo: 34, 2001.

PALLOFF, R. M.; PRATT, K. Construindo comunidades aprendizagem no

ciberespaço: estratégias eficientes para as salas de aula on-line. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PRIMO, A. F. T. Interação mediada por computador: a comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacional. 2003. 292 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) — universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

PRIMO, A. F. T. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2007.

PRIMO, A.; SMANIOTTO, A. Comunidades de blogs e espaços conversacionais. Prisma.com, n. 3, p. 230-272, 2006. Disponível em: <http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/view/631>. Acesso em: 18 set. 2013.

RECUERO, R. C. Warblogs: os weblogs, o jornalismo online e a Guerra no Iraque. Verso e Reverso, São Leopoldo, n. 37, p. 57-76, 2003.

RECUERO, R. C. Comunidades em redes sociais na internet: um estudo de caso dos fotologs brasileiros. Liinc em Revista, v. 4, n. 1, p. 63-83, mar. 2008.

RECUERO, R. C. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

RHEINGOLD, H. A comunidade virtual. Lisboa: Gradiva, 1996.

SCHWIER, R. A. A typology of catalysts, emphases and elements of virtual learning communities. In: LUPPICINI, R. (Ed.). Online learning communities. Charlotte: Information Age Publishing, 2007. p. 17-39.

SPYER, J. Conectado: o que a internet fez com você e o que você pode fazer com ela. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

Published

2013-07-12

How to Cite

Brandalise Scherer Bassani, P., & Souza Fritz, R. (2013). Aprendizagem em/na rede: comunidades virtuais de aprendizagem em blogs. Revista Diálogo Educacional, 13(40), 895–912. https://doi.org/10.7213//dialogo.educ.13.040.DS04