Aprendizagem em/na rede: comunidades virtuais de aprendizagem em blogs
DOI:
https://doi.org/10.7213//dialogo.educ.13.040.DS04Resumen
Os blogs consistem em suportes para a comunicação mediada por computador, permitindo a interação, a colaboração e a socialização on-line, caracterizando-se como espaços virtuais que possibilitam a constituição de comunidades virtuais. No contexto educacional, constituem importante recurso para escrita coletiva e aprendizagem colaborativa, oportunizando a comunicação e o trabalho em grupo, promovendo o processo de autoria na internet. Estudos atuais apontam que a aprendizagem on-line acontece por meio das comunidades virtuais de aprendizagem. A partir dessa perspectiva, este estudo busca investigar a formação de comunidades virtuais de aprendizagem em blogs, tendo sido realizado a partir da análise da interação por meio das trocas de comentários e links postados em um blog. Os resultados apontam as especificidades de uma comunidade virtual de aprendizagem e o potencial da ferramenta blog para a aprendizagem colaborativa na internet.Descargas
Citas
ALAVA, S. (Org.). Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais? Porto Alegre: Artmed, 2002.
AMARAL, A.; RECUERO, R. C.; MONTARDO, S. P. (Org.). Blogs.com: estudos sobre blogs e comunicação. São Paulo: Momento Editorial, 2009.
BASSANI, P. B. S. Uma reflexão sobre os processos de mediação em um fórum de discussão a partir da análise de redes sociais. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 17., 2011, Manaus. Anais eletrônicos... Manaus: ABED, 2011. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2011/cd/130.pdf>. Acesso em: 5 set. 2013.
BAUMAN, Z. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de
Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
DANIEL, B.; SCHWIER, R. A.; MCCALLA, G. Social capital in virtual learning communities and distributed communities of practice. Canadian Journal of Learning and Technology, v. 29, n. 3, p. 113-139, Fall 2003.
DOWNES, S. Learning networks in practice. In: BECTA (Ed.). Emerging technologies for learning. Conventry: Becta, 2007. v. 2. p. 19-27. Disponível em: <http://webarchive.nationalarchives.gov.uk/20101102103654/http:/research.becta.org.uk/index.phpection=rh&catcode=_re_rp_02&rid=13768>. Acesso em: 5 set. 2013.
FRITZ, R. S. Desenvolvimento do turismo local por meio da participação
comunitária: a constituição de uma comunidade virtual em um blog. 2010. 134 f. Dissertação (Mestrado em Inclusão Social e Acessibilidade) — Universidade Feevale, Novo Hamburgo, 2010.
GUTIERREZ, S. S. O fenômeno dos weblogs: as possibilidades trazidas por uma tecnologia de publicação na internet. Informática na Educação: Teoria & Prática, v. 6, n. 1, p. 87-100, jan./jun. 2003.
LEMOS, A. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 4. ed. Porto Alegre: Sulina Universitária, 2008.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: 34, 1999.
LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 2000.
LÉVY, P. A conexão planetária: o mercado, o ciberespaço, a consciência. São Paulo: 34, 2001.
PALLOFF, R. M.; PRATT, K. Construindo comunidades aprendizagem no
ciberespaço: estratégias eficientes para as salas de aula on-line. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PRIMO, A. F. T. Interação mediada por computador: a comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacional. 2003. 292 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) — universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
PRIMO, A. F. T. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2007.
PRIMO, A.; SMANIOTTO, A. Comunidades de blogs e espaços conversacionais. Prisma.com, n. 3, p. 230-272, 2006. Disponível em: <http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/view/631>. Acesso em: 18 set. 2013.
RECUERO, R. C. Warblogs: os weblogs, o jornalismo online e a Guerra no Iraque. Verso e Reverso, São Leopoldo, n. 37, p. 57-76, 2003.
RECUERO, R. C. Comunidades em redes sociais na internet: um estudo de caso dos fotologs brasileiros. Liinc em Revista, v. 4, n. 1, p. 63-83, mar. 2008.
RECUERO, R. C. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
RHEINGOLD, H. A comunidade virtual. Lisboa: Gradiva, 1996.
SCHWIER, R. A. A typology of catalysts, emphases and elements of virtual learning communities. In: LUPPICINI, R. (Ed.). Online learning communities. Charlotte: Information Age Publishing, 2007. p. 17-39.
SPYER, J. Conectado: o que a internet fez com você e o que você pode fazer com ela. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.