Technology and life stories
freirian emancipation in artificial intelligence disciplines
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.AO02Abstract
The problem is that the excessive use of technological resources in a broad sense can induce some people to withdraw from social life, and with this, the guiding question is: how can technologies contribute to the emancipation of individuals, from a technological education through the curriculum? The hypothesis is that technology associated with affectivity can lead to an emancipation process. This study is based on the concepts of curriculum in Sacristán (2000), technology in Vieira Pinto (2005); life history in Bertaux (2010); affectivity in Wallon (1975), and emancipation in Freire (1987). This research is justified, within the Freirean vision, to try to get closer to how the training of professionals in the area is designed, based on the prescribed (official) curriculum, and thus, to glimpse possible directions in the relationship between society and technology. The general objective is to present relations of technology courses with discussions about learning through affectivity in artificial intelligence courses in the Information Systems course of ten federal universities. The methodology is bibliographic of authors who reflect about affectivity, as well as, exploratory, for making use of the curriculum. The results indicate that it is possible to direct the subjects of artificial intelligence to affectivity. As a conclusion, we have in this study a viable and practical alternative to think about an equitable society, based on technology studies.
Downloads
References
BARGUIL, P. M.; FREITAS, B. M. Histórias de vida e pesquisa (auto)biográfica: contribuições para a formação da identidade docente. Revista Educar, 2021.
BERTAUX, D. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. 2. ed. Tradução: Zuleide Alves Cardoso Cavalcanti e Denise Maria Gurgel Lavallée. Natal; São Paulo: Paulus, 2010.
CAZAROTTI, M. L. B.; BERNARDES, S. T. de A. Cursos superiores de tecnologia: fundamentos, controvérsias & desafios. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 3, p. 992–1046, 2018.
DOI: 10.22633/rpge.v22i3.11368. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11368.
CHAUÍ, M. Desejo, paixão e ação na ética de Espinosa. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
CLOSS, L.; ANTONELLO, C. O uso da história de vida para compreender processos de aprendizagem gerencial. Revista Mackenzie, 2011.
DANTAS, A. et al. Recomendação de estratégias pedagógicas através de emoções, perfis de personalidade e inteligências múltiplas utilizando raciocínio baseado em casos. Brazilian Symposium on Computers in Education, 2018.
FEENBERG, A. O que é Filosofia da Tecnologia? Tradução: Agustin Apaza e Daniel Durante P. Alves. In: Conferência pronunciada para estudantes universitários de Komaba - Japão, 2003.
FRANZEN, E. Estratégia de ensino e aprendizagem ativa aplicada ao aprendizado de algoritmos e programação: identificação e análise da motivação dos estudantes. 232 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Centro de Estudos Interdisciplinares em Pós-Graduação em Informática na Educação. Rio Grande do Sul, Brasil, 2019.
FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade. 12º. ed. Coleção: O Mundo, hoje, v. 10. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. ed. São Paulo: Centauro, 2001.
FREIRE, P. Educação e mudança. Coleção Educação e Comunicação. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GOMES, N. L. Educação e Identidade Negra. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, [S. l.], v. 9, p. 38-47, 2002.
DOI: 10.17851/2317-2096.9.38-47.
LÖVHEIM, H. A new three-dimensional model for emotions and monoamine neurotransmitters. Medical hypotheses, v. 78, n. 2, p. 341-348, fev. 2012.
NASCIMENTO, E. de P. L. A utilização de redes neurais artificiais e teoria das inteligências múltiplas no apoio ao ensino. 77 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – Unesp, São José do Rio Preto, 2017.
NEUMANN, D. M. C.; MISSEL, R. J. Família digital: a influência da tecnologia nas relações entre pais e filhos adolescentes. Pensando fam., v. 23, n. 2, Porto Alegre, jul./dez. 2019.
PETRI, I. S.; RODRIGUES, R. F. de L. Um olhar sobre a importância do brincar e a repercussão do uso da tecnologia nas relações e brincadeiras na infância. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, e326997368, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7368.
REIS, H. M.; JAQUES MAILLARD, P. A.; ISOTANI, S. Sistemas Tutores Inteligentes que Detectam as Emoções dos Estudantes: um Mapeamento Sistemático. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 26, n. 3, 2018.
SACRISTÁN, G. O Currículo, uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000.
SANTOMÉ, J. T. O Curriculum Oculto. Porto: Porto Editora, 1995.
SILVA, T. T. da. Apresentação. In: GOODSON, I. Currículo: Teoria e História. Petrópolis: Vozes, 1998.
SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
SPINOZA, B, de. Ética. Trad. Tomas Tadeu, 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
STIEGER, S.; BURGER, C. Implicit and explicit self-esteem in the context of internet addiction. Cyberpsychol Behav Soc Netw, v. 13, n. 6, dez. 2010.
TABORDA, L. dos S. A influência da tecnologia no desenvolvimento da criança. UNINGÁ Review Journal, v. 34, n. 1,
p. 40-48, jan./mar. 2019.
VIEIRA PINTO, Á. A sociologia dos países subdesenvolvidos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.
VIEIRA PINTO, Á. O conceito de Tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005
VIEIRA PINTO, Á. Sete lições sobre educação de adultos. 8. ed. São Paulo: Cortez, 1993.
WALLON, H. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
WALLON, H. A psicologia genética. Lisboa: Estampa (coletânea), 1975.
WALLON, H. As origens do caráter na criança. São Paulo: Nova Alexandria, 1995.
WALLON, H. As origens do pensamento na criança. São Paulo: Manole, 1986.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Editora Universitária Champagnat
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.