Profissionalidade e formação docente: representações sociais de professores

Authors

  • Rejane Dias da Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE
  • Adelaide Alves Dias Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB
  • Sonia Pimenta de Araujo Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS09

Abstract

Este estudo analisa a representação social sobre a formação docente de professores da rede pública estadual de Pernambuco. Partimos do pressuposto que as Representações Sociais podem contribuir para desencadear práticas educativas e possibilitar o acesso ao seu conhecimento. Foram aplicados questionários de associação livre e associação dirigida a 80 professores de 20 escolas de ensinos fundamental e médio. Identificamos o campo semântico das representações sociais dos professores e os elementos que constituíam o núcleo central. Os resultados revelaram que as representações sobre a formação circulam em torno das categorias pedagógica, acadêmica e profissional. A categoria profissional foi insignificante no campo das representações dos sujeitos investigados. O núcleo central dessas representações se organiza em torno da dimensão acadêmica. As representações da formação são ancoradas na categoria acadêmica indicando a forte influência da formação inicial em cursos de licenciatura, apesar de terem sido encontrados indícios de mudanças consubstanciadas na ênfase na categoria pedagógica encontrada nas representações dos professores.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ABRIC, J. C. Pratiques sociales et représentations . Paris: PUF, 1994.

ALLOUFA, J. M. L.; MADEIRA, C. M. Representação social e educação: que relação é essa? II Colóquio Franco Brasileiro Educação e Linguagem. GT Educação e Representação Social, 1990.

ALVES, N. Trajetórias e redes na formação de professores . Rio de Janeiro: DP&A, 1998.

BENAVENTE, A. O computador e a mudança na escola. In: BERNARDES, A.; VELOSO, E. (eds) Actas do Encontro “o computador na sala de aula” . Lisboa: Projeto Minerva, 1990.

BRZEZINSKI, I. Pedagogia, pedagogos e formação de professores – Busca e Movimento. Campinas: Papirus Editora, 1996.

CUNHA, M. I. O bom professor e a sua prática. Campinas, SP: Papirus, 1994.

DOTTA, L. T. T. Representações Sociais do ser professor. Campinas, SP: Editora Alínea, 2006.

FERREIRA, A. C. Um olhar retrospectivo sobre a pesquisa brasileira em formação de professores de matemática. In: FIORENTINI, D (org.). Formação de professores de Matemática. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.

GATTI, B. A construção da pesquisa em Educação no Brasil. Brasília, DF: Plano, 1997.

GAUTHIER, C. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998.

JODELET, D. Lés representations sociales. Paris: PUF, 1989.

LIBÂNEO, J. C. Adeus Professor, Adeus Professores? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998.

MADEIRA, M. C. Um aprender do viver: educação e representação social. In:

MOREIRA, A. S. P.; OLIVEIRA, D. C. (Org.). Estudos interdisciplinares de representação social . 2. ed. Goiânia: AB, 2000.

MAZZOTI, A. J. Representações sociais: desenvolvimentos atuais e aplicações à educação. In: Linguagens, espaços e tempos no ensinar e aprender / ENDIPE – Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

MOLINER, P. Les méthodes de réperage et d’identification du noyau dês représentations sociales. In: C. GUIMELLI (Ed). Structures et transformations dês représentations sociales . Neuchâtel: Delachaux et Niestlé, 1994.

MOSCOVICI, S. A Representação Social da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

PIMENTA, S. G. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente . São Paulo: Cortez, 2000.

PONTE, J. P. Concepções dos professores de Matemática e processos de formação em Educação Matemática. Portugal. Seção de Educação Matemática da Sociedade de Ciências da Educação de Lisboa. p. 187-239, 1992.

SÁ, C. P. de. Núcleo central das Representações Sociais. Petrópolis: Vozes, 1996.

SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (coord.) Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

SCHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher , v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.

SILVA, R. D. da. A formação do professor de Matemática: um estudo das Representações Sociais. 2008. F 240 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2008.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação. ANPED, n. 13, 2000, p. 5-23.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

THOMPSON, A. G. Teachers beliefs and conceptions: A synthesis of the research. In: D. A. Grouws (Ed) Handbook of research in mathematics teaching and leaning. New York, NY: Macmillan, 1992.

ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva dos professores : idéias e práticas. Lisboa:

Educa, 1993.

Published

2016-07-14

How to Cite

Dias da Silva, R., Alves Dias, A., & Pimenta de Araujo, S. (2016). Profissionalidade e formação docente: representações sociais de professores. Revista Diálogo Educacional, 16(50), 987–1007. https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS09