Profissionalidade e formação docente: representações sociais de professores

Autores

  • Rejane Dias da Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE
  • Adelaide Alves Dias Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB
  • Sonia Pimenta de Araujo Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS09

Resumo

Este estudo analisa a representação social sobre a formação docente de professores da rede pública estadual de Pernambuco. Partimos do pressuposto que as Representações Sociais podem contribuir para desencadear práticas educativas e possibilitar o acesso ao seu conhecimento. Foram aplicados questionários de associação livre e associação dirigida a 80 professores de 20 escolas de ensinos fundamental e médio. Identificamos o campo semântico das representações sociais dos professores e os elementos que constituíam o núcleo central. Os resultados revelaram que as representações sobre a formação circulam em torno das categorias pedagógica, acadêmica e profissional. A categoria profissional foi insignificante no campo das representações dos sujeitos investigados. O núcleo central dessas representações se organiza em torno da dimensão acadêmica. As representações da formação são ancoradas na categoria acadêmica indicando a forte influência da formação inicial em cursos de licenciatura, apesar de terem sido encontrados indícios de mudanças consubstanciadas na ênfase na categoria pedagógica encontrada nas representações dos professores.

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Publicado

2016-07-14

Como Citar

Dias da Silva, R., Alves Dias, A., & Pimenta de Araujo, S. (2016). Profissionalidade e formação docente: representações sociais de professores. Revista Diálogo Educacional, 16(50), 987–1007. https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS09