Les enjeux da pesquisa em história da educação matemática nos anos iniciais escolares
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS01Abstract
O texto problematiza a pesquisa em história da educação matemática nos anos iniciais escolares. A problematização é realizada a partir de cinco temas, levando em conta a centralidade dos saberes presentes na escola. Os temas envolvem os saberes matemáticos, em perspectiva histórica, considerando as finalidades da escola primária, a sua organização, os seus métodos e conteúdos, novos referentes para análise dos saberes e, por fim, aspectos relativos à filiação da pesquisa em história da educação matemática nos primeiros anos escolares a campos científicos. Ao final, tendo em conta a análise dos cinco temas, considerados como “enjeux” da pesquisa, evidenciam-se as diferenças das investigações em história da educação matemática no nível secundário e superior, e aquela ligada aos primeiros anos escolares.
Downloads
References
ANNUARIO do ensino do estado de São Paulo (1907-1908). Publicação organizada pela Inspectoria Geral do Ensino por ordem do Governo do Estado. São Paulo: Augusto Siqueira & C., 1908. Acesso em: 23 abril 2015. Disponível em .
AZEVEDO, F. Programas das escolas do Distrito Federal. Revista Escola Nova, v. 1, n. 2 e 3, nov. e dez., 1930.
BARBOSA, R. Reforma do Ensino Primário e várias instituições complementares da Instrução Pública. Obras Completas de Rui Barbosa. v. 10, Tomo 2. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1946.
BORBA, S.; VALDEMARIN, V. T. A construção teórica do real: uma questão para a produção do conhecimento em educação. Currículo sem fronteiras, 2010. Acesso em: 11 agosto 2015 . Disponível em: .
BORTOLI, A. História da Matemática Escolar no Brasil no início do século XX: uma análise dos livros de André Perez Y Marin. Exame de Qualificação do Projeto de Tese de Doutorado — a ser defendido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática do IGCE da UNESP, Campus de Rio Claro. São Paulo, 5 de outubro de 2015.
BRASIL. Lei no. 9.394/96 – das Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
CAMPOS, C. Relatório apresentado ao Governador do Estado de São Paulo, Prudente de Moraes em 1o. de março de 1891. IN: ANNUARIO do Ensino do Estado de São Paulo 1907-1908. Acesso em: 14 de janeiro. Disponível em: .
CATUNDA, O. O Ensino da Matemática. A Tarde, Salvador, p. 4, 19 set. 1974.
CHARTIER, R. A História Cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
CHEVALLARD, Y. La transposition didactique - Du savoir savant au savoir enseigné. La Pensée sauvage: Grenoble, France, 1985.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n. 2, p. 177-229, 1990.
FONSECA, S. S. Aproximações e distanciamentos sobre os Saberes Elementares Geométricos no Ensino Primário entre Sergipe e São Paulo. 2015. 112f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Sergipe, Aracaju.
HARLÉ, I. La fabrique des savoirs scolaires. Paris: La Dispute/Snédit, 2010.
HOFSTETTER R.; SCHNEUWLY B. (Ed.). Transformations des savoirs de référence des professions de l’enseignement et de la formation. Raisons educativas. Bruxelles: De Boeck, 2009. HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Disciplinarisation et disciplination consubstantiellement liées – Deux exemples prototypiques sous
la loupe: les sciences de l’éducation et des didactiques des disciplines. In: ENGLER, B. (Ed.). Disziplin – Discipline. Germany: Academic Press Fribourg, 2014
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B.; FREYMOND, M. “Penetrer dans la vérité de l’école pour la juger pieces en main” – L’irrésistible institucionnalisation de l’expertise dans le champ pédagogique (XIXe. –XXe. siècles). In: BORGEAUD, P.; et al, La fabrique des savoirs – Figures et pratiques d’experts. Genève, Suisse: Georg Editeur, 2013.
LEME DA SILVA, M. C. Desenho e geometria na escola primária: um casamento duradouro que termina com separação litigiosa. História da Educação (UFPel), Pelotas, RS, v. 18, n. 42, p. 61-73, jan./abr. 2014.
LEME DA SILVA, M. C. Caminhos da pesquisa, caminhos pelos saberes elementares geométricos: a busca da historicidade da prática nos estudos de educação matemática no Brasil. In: VALENTE, W. R. (Org.) Prática. Cadernos de Trabalho.
São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.
LIMA E FONSECA, T. N. Uma radiografia dos primórdios do ensino secundário no Brasil. Revista História da Historiografia. MG, Outro Preto. n. 4, p. 336-340, 2010. Acesso em: 23 de junho 2015 Disponível em: .
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, São Paulo, n. 1, 2001.
KLEIN, F. Matemática Elementar de um ponto de vista superior. v. 1. Parte 1. Lisboa: SPM – Sociedade Portuguesa de Matemática, 2009.
MONARCHA, C. Brasil Arcaico Escola Nova: ciência, técnica e utopia nos anos 1920-1930. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
PILETTI, N. Fernando de Azevedo. In: FÁVERO, M. L. A.; BRITTO, J. M. Dicionário de Educadores no Brasil – da Colônia aos dias atuais. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ/MEC, 1999.
PORRET, M.; BRANDLI, F.; LOZAT, M. Fabriquer des savoirs. In: BORGEAUD, et al. La fabrique des savoirs – Figures et pratiques d’experts. Genève, Suisse: Georg Editeur, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.