Les enjeux da pesquisa em história da educação matemática nos anos iniciais escolares

Autores

  • Wagner Rodrigues Valente Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS01

Resumo

O texto problematiza a pesquisa em história da educação matemática nos anos iniciais escolares. A problematização é realizada a partir de cinco temas, levando em conta a centralidade dos saberes presentes na escola. Os temas envolvem os saberes matemáticos, em perspectiva histórica, considerando as finalidades da escola primária, a sua organização, os seus métodos e conteúdos, novos referentes para análise dos saberes e, por fim, aspectos relativos à filiação da pesquisa em história da educação matemática nos primeiros anos escolares a campos científicos. Ao final, tendo em conta a análise dos cinco temas, considerados como “enjeux” da pesquisa, evidenciam-se as diferenças das investigações em história da educação matemática no nível secundário e superior, e aquela ligada aos primeiros anos escolares.

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Publicado

2016-07-14

Como Citar

Rodrigues Valente, W. (2016). Les enjeux da pesquisa em história da educação matemática nos anos iniciais escolares. Revista Diálogo Educacional, 16(48), 271–299. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS01