Formação continuada: contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores

Authors

  • Joana Paulin Romanowski PUCPR
  • Pura Lúcia Oliver Martins PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v10i30.2416

Abstract

O objetivo deste trabalho é analisar as contribuições da formação continuada para o desenvolvimento profissional dos professores. Toma como referência pesquisas realizadas no período de 2005 a 2008, pelo grupo de pesquisa Práxis educativa: dimensões e processos. O ponto de partida para o estudo são depoimentos de professores sobre o processo de formação continuada, e as análises apoiam-se na sistematização de Santos (2005) que estabelece, em termos didáticos, diferentes níveis de conhecimento, do descritivo ao compreensivo, passando pelo nível explicativo. Destaca o contexto em que se institui a formação continuada no Brasil e as atuais exigências para o desempenho profissional do professor.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BEISIEGEL, C. R. Origens da pesquisa educacional na USP. Educação e

Pesquisa, v. 29, n. 2, p. 357-364, 2003.

DOMINICÉ, P. L’histoire de vie comme processus de formation. Paris:

L’Harmattan, 1990.

FANFANI, E. T. La condicion docente: análisis comparado de la Argentina,

Brasil, Perú y Uruguai. Buenos Aires: Siglo XXI, 2005.

FREITAS, L. C. Neotecnicismo e a formação do educador. In: ALVES, N. (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

GATTI, B. A. Análise das políticas públicas para a formação continuada de professores no Brasil na última década. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd,

, 2007. Caxambu. Reunião de Trabalho... Caxambu: [s.n.], 2007. (GT 08 –Formação de Professores, anotações da comunicação).

GOMES, C. C. A formação continuada de professores do ensino médio: a

escola como espaço para o desenvolvimento profissional. 2006. 174 f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2006.

HARGREAVES, A. Os professores em tempos de mudança: o trabalho e a

cultura dos professores na idade pós-moderna. Lisboa: McGraw-Hill, 1994.

LELIS, I. A. Do ensino de conteúdos aos saberes do professor: mudança de idioma pedagógico? Educação & Sociedade, v. 22, n. 74, p. 43-58, 2001.

MARCELO GARCIA, C. Formação de professores: para uma mudança

educativa. Porto: Porto, 1999.

MARIN, A. J. Propondo um novo paradigma para formar professores a partir das dificuldades e necessidades históricas nessa área. In: REALI, A. M. M. R.;

MIZUKAMI, M. G. N. Formação de professores: tendências atuais. São Carlos: EdUFSCar, 1996. p. 59-91.

MARTINS, P. L. O. A didática e as contradições da prática. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2009.

NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. São

Paulo, SNPRO-SP, 2007. Disponível em: <http://www.sinprosp.org.br/arquivos/ novoa/livreto_novoa.pdf>. Acesso em: 05 out. 2007.

OLIVEIRA, D. A. Política educacional e a re-estruturação do trabalho docente: reflexões sobre o contexto latino-americano. Educação & Sociedade, v. 28, n. 99, p. 355-375, 2007.

PAIXÃO, L. P. A sala de aula como objeto de estudo da sociologia da educação nos Estados Unidos, Inglaterra e França. In: OLIVEIRA, M. R. N. S. Didática: ruptura, compromisso e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 1993. p. 15-33.

PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação:

perspectivas sociológicas. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

RAMALHO, B. L.; NUÑEZ, I. B.; GAUTHIER, C. Formar o professor,

profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. Porto Alegre: Sulina, 2003.

ROMANOWSKI, J. P.; MARTINS, P. L. O.; WACHOWICZ, L. A. Saberes

docentes e os determinantes da prática social. Revista Diálogo Educacional, v. 5, n. 16, p. 11-24, 2005.

SANTOS, O. J. Pedagogia dos conflitos sociais. Campinas, SP: Papirus, 1992.

SOUZA, G. M. R. de. Professor reflexivo no ensino superior: intervenção na prática pedagógica. 2005. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2005.

SZTAJN, P.; BONAMINO, A.; FRANCO, C. Formação docente nos surveys de avaliação educacional. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 11-39, 2003.

WACHOWICZ, L. A. Relação professor-Estado no Paraná tradicional. São Paulo:Cortez, 1984.

Published

2010-07-07

How to Cite

Paulin Romanowski, J., & Oliver Martins, P. L. (2010). Formação continuada: contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores. Revista Diálogo Educacional, 10(30), 285–300. https://doi.org/10.7213/rde.v10i30.2416