A formação continuada dos professores da educação básica no contexto de um projeto político-pedagógico de matriz transdisciplinar

Authors

  • Claudia Furtado de Miranda PUCPR
  • Pura Lucia Oliver Martins PUCPR
  • Ivana Suski Vicentin PUCPR
  • Carlos Henrique Martins Torra PUC-PR

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.AO08

Abstract

Este artigo trata do estudo de um projeto político-pedagógico de uma escola da rede particular da educação básica de Curitiba, que se fundamenta em uma matriz epistemológica transdisciplinar, apoiada no pensamento complexo. A investigação, via documentos institucionais e entrevista semiestruturada, realizou o exame das possíveis consonâncias e dissonâncias entre a vertente teórica que fundamenta o projeto político-pedagógico e o que se projeta como perfil dos professores que trabalham neste contexto de formação continuada. Verificamos que o projeto político-pedagógico apresenta boa estruturação em sua base teórica transdisciplinar, entretanto, a formação continuada dos seus professores pode não ser concretizada integralmente devido ao perfil exigido destes profissionais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Claudia Furtado de Miranda, PUCPR

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora de História e Orientadora Pedagógica do Ensino Médio em rede de Ensino Privada de Curitiba.

Pura Lucia Oliver Martins, PUCPR

Doutora em Educação pela FEUSP – Faculdade de Educação da USP – SP. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da PUC-PR. Bolsista Produtividade em Pesquisa – CNPQ.

Ivana Suski Vicentin, PUCPR

Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Atua como docente no Curso de Pedagogia das Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba e como Orientadora Pedagógica nos anos finais do Ensino Fundamental numa escola da rede privada de Curitiba.

Carlos Henrique Martins Torra, PUC-PR

Doutorando e Mestre do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Licenciado em Filosofia é professor da Educação Básica (Ensino Médio) da Rede Particular de Ensino de Curitiba e da Rede Estadual de Educação (PR). Exerce a função de Orientação Educacional na Rede Particular.

Published

2018-12-18

How to Cite

Miranda, C. F. de, Martins, P. L. O., Vicentin, I. S., & Torra, C. H. M. (2018). A formação continuada dos professores da educação básica no contexto de um projeto político-pedagógico de matriz transdisciplinar. Revista Diálogo Educacional, 18(59), 1465–1493. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.AO08