Letramento e escrituras: as professoras no contexto do simbólico das práticas de formação e profissionalização docente

Authors

  • Jane Soares de Almeida Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.043.AO04

Abstract

O artigo procede a uma análise acerca da simbolização da imagem feminina no imaginário social no tocante à carreira docente, com base nas práticas de formação, profissionalização docente e coeducação dos sexos, numa perspectiva histórica. A educação feminina, desde o Brasil Colonial, sempre foi permeada de expectativas quanto à domesticidade como papel principal a ser desempenhado pelas mulheres. A abertura das possibilidades de exercício de uma profissão remunerada que se harmonizasse com esse papel fez com que o magistério de crianças fosse, desde o princípio, a orientação vocacional das mulheres na educação. Atualmente, esse panorama se ampliou e novas perspectivas profissionais foram abertas ao sexo feminino, embora ainda não se tenha atingido patamaresigualitários em comparação ao sexo oposto.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALMEIDA, J. S. de. Mulher e educação: a paixão pelo possível. São Paulo: Ed. da Unesp, 1998.

ALMEIDA, J. S. de. Ler as letras: por que educar meninas e mulheres? Campinas: Autores Associados, 2007.

SÃO PAULO (Estado). Annuario do ensino do Estado de São Paulo 1907-1908. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1908.

ARAÚJO, E. A arte da sedução: sexualidade feminina na Colônia. In: DEL PRIORE, M. (Org.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto; Ed. da Unesp, 1997.

COSTA, J. F. da. Ordem médica e norma familiar. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

CUÉLLAR, J. P. de. (Org.). Nossa diversidade criadora: Relatório da Comissão Mundial de Cultura e Desenvolvimento. Campinas: Papirus/Unesco, 1997.

HILSDORF, M. L. S. Francisco Rangel Pestana: jornalista, político, educador. 1986.

Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1986.

MANOEL, I. A. Igreja e educação feminina: uma face do conservadorismo. São Paulo: Ed. da Unesp, 1996.

MOACYR, P. A instrução pública no Estado de São Paulo: primeira década republicana – 1890/1893. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1942. (Brasiliana, v. 213).

MURARO, R. M.; BOFF, L. Feminino e masculino. Rio de Janeiro: Sextante, 2002.

REIS FILHO, C. dos. A educação e a ilusão liberal. São Paulo: Cortez, 1989.

RODRIGUES, L. M. P. A instrução feminina em São Paulo: subsídios para sua história até a proclamação da República. São Paulo: Faculdade de Filosofia Sedes Sapientiae; Escolas Profissionais Salesianas, 1962.

Published

2014-07-12

How to Cite

Soares de Almeida, J. (2014). Letramento e escrituras: as professoras no contexto do simbólico das práticas de formação e profissionalização docente. Revista Diálogo Educacional, 14(43), 911–937. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.043.AO04