O mundo virtual e as identidades profissionais: implicações para a formação docente
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.DS05Abstract
Fundamentada na teoria das representações sociais (MOSCOVICI, 2003), a pesquisa analisa representações de professores do Ensino Fundamental sobre sua identidade, prática docente e relação com a gestão escolar. Os sujeitos produziram representações virtuais de professor e de diretor com o por meio de avatares e debateram essas representações. Os dados do instrumento visual e do debate foram tratados pela metodologia de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados revelaram uma relação entre imagem visual e um conjunto de atributos, comportamentos e regras que convencionam identidades profissionais e práticas docentes. O meio visual promoveu reflexões acerca dessas representações, contribuindo para a formação de professores, para a área da educação e da gestão escolar, bem como para a teoria das representações sociais.Downloads
References
ARGYLE, M. Bodily communication. London: Routledge, 1988.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Portugal: Edições 70, 1977.
BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2008.
COSNIER, J. Les gestes du dialogue: la communication non verbale. Psychologie de la motivation, n. 21, p. 120-138, 1996.
DE ROSA, A. S.; FARR, R. Icon and symbol: Two sides of the coin in the investigation of social representations. In: BUSCHINI, F.; KALAMPALIKIS, N. (Ed.).Penser la vie, le social, la nature: mélanges en hommage à Serge Moscovici. Paris:Les Editions de la Maison des Sciences de l’Homme, 2001. p. 237-256.
DESCHAMPS, J-C; MOLINER, P. A identidade em psicologia social: dos processos identitários às representações sociais. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.
DITTMAN, A. The role of body movement in communication. In: SIGMAN,
A.; FELDSTEIN, S. (Org.). Nonverbal behaviour and communication. London:Lawarence Erlbaum Associates, 1987. p. 37-63.
DUVEEN, G. M. A construção da alteridade. In: ARRUDA, A. (Org.). Representando a alteridade. Petrópolis: Editora Vozes, 1998. p. 83-107.
FERNANDÉZ-DOLS, J-M; CARRERA, P. Facial information in everyday telecommunications.In: KAPPAS, A.; KRAMER, N. (Ed.). Face-to-face communication over the internet: emotions in a web of culture, language and technology. Cambridge:Cambridge University Press, 2011. p. 39-52.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1975.
FOUCAULT, M. Sécurité, territoire, population: cours au Collége de France (1977-1978). Paris: Gallimard Seuil, 2004.
GOFFMAN, E. The presentation of self in everyday life. New York: Anchor Books,2011.
HALL, S. The work of representation. In: HALL, S. (Ed.) Representation: cultural representations and signifying practices. London: Sage Publications, 2011.p. 1-74.
HOWARTH, C. Towards a visual social psychology of identity and representation: photographing the self, weaving the family in a multicultural British community.In: REAVEY, P. (Ed.). Visual methods in psychology: using and interpreting images in qualitative research. London: Routledge; Taylor & Francis, 2006.
KNAPP, M. L.; HALL, J. A. Comunicação não-verbal na interação humana. São Paulo: JNS Editora, 1999.
KYLE, D.; MAHLER, H. M. The effects of hair color and cosmetics use on perception of female’s ability. Psychology of Women’s Quartely, n. 20, p. 447-445, 1996.
LAHLOU, S. Digitalization and transmission of human experience. Social Science Information, v. 49, n. 3, p. 291-327, 2010.
MADEIRA, M. C.; MADEIRA, V. P. Representações sociais do diretor de escola. Revista de Ciências Humanas, n. 6, p. 269-277, 2002. Edição temática.
MAUSS, M. L’expression obligatoire de sentiments: essais de Sociologie. Paris: Minuit, 1968.
MATSUMOTO, D.; HWANG, H. S. Facial expressions. In: MATSUMOTO, D.;
FRANK, M. G.; HWANG, H. S. (Ed.). Nonverbal communication: science and applications. London: Sage Publications, 2013. p. 15-52.
MCALEXANDER, J. H.; SCHOUTEN, J. W. Hair style changes as transition markers. Sociology and Social Research, v. 74, n. 1, p. 58-62, 1989.
MENIN, M. S. de S.; SHIMIZU, A. de M.; LIMA, C. M. A. Teoria das representações sociais nos estudos sobre representações de professores. Cadernos de Pesquisa, v. 39, n. 137, p. 549-576, maio/ago. 2009.
MOLINER, P. Images et representations sociales: de la théorie des representations à l’étude des images socials. Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble, 1996.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2003.
ROTENBERG, K. J. et al. The contribution of adults’ nonverbal cues and children’s shyness to the development of rapport between adults and preschool children. International Journal of Behavioral Development, v. 27, n. 1, p. 21-30, 2003.
SÁ, C. P de. Núcleo central das representações sociais. Petrópolis: Editora Vozes, 1996.
SOUZA, A. R.; GOUVEIA, A. B. Diretores de escolas públicas: aspectos do trabalho docente. Educar em Revista, n. esp. 1, p. 173-190, 2010.
TAJFEL, H. Human groups and social categories. Cambridge: Cambridge University Press, 1981.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2003.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.
VASALOU, A.; JOINSON, A. N. Me, myself and I: the role of interactional context on self-presentation through avatars. Computers in Human Behaviour, v. 25, n. 2, p. 510-520, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.