O mundo virtual e as identidades profissionais: implicações para a formação docente

Autores/as

  • Ariane Franco Lopes da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.DS05

Resumen

Fundamentada na teoria das representações sociais (MOSCOVICI, 2003), a pesquisa analisa representações de professores do Ensino Fundamental sobre sua identidade, prática docente e relação com a gestão escolar. Os sujeitos produziram representações virtuais de professor e de diretor com o por meio de avatares e debateram essas representações. Os dados do instrumento visual e do debate foram tratados pela metodologia de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados revelaram uma relação entre imagem visual e um conjunto de atributos, comportamentos e regras que convencionam identidades profissionais e práticas docentes. O meio visual promoveu reflexões acerca dessas representações, contribuindo para a formação de professores, para a área da educação e da gestão escolar, bem como para a teoria das representações sociais.

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Publicado

2015-07-13

Cómo citar

Franco Lopes da Silva, A. (2015). O mundo virtual e as identidades profissionais: implicações para a formação docente. Revista Diálogo Educacional, 15(45), 473–492. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.DS05