Catholic thought, publishing, and teacher education in Brazil
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.046.DS02Abstract
The purpose of this study is to elaborate on the characteristics of Catholic thought expressed in the educational reality of Brazil in the twentieth century and its repercussion on didactic and pedagogical strategies directed exclusively toward teacher education, based on the publication of authors such as Theobaldo Miranda Santos. For that purpose, we adopted the investigative strategies of document research, mainly based on analysis of school manuals, of educational legislation, and of ecclesiastical documents, as well as the qualitative and bibliographic approach of authors such as Almeida Filho (2008), Azzi (1994), Bomeny (2001), Cury (2010), Roballo (2007), Silva (2014), and Toledo (2001). Thus, the investigation is structurally articulated around the following aims. First of all, reflection on the Catholic doctrinal presuppositions, understood as an ideological foundation for the specifically technical and moral training of the teachers. Secondly, a discussion of the papal encyclical Divini Illius Magistri (Pius XI), understood as the fundamental ecclesiastical document regarding the educational conception of the Catholic Church, as well as a discussion of the ideological dispute between Catholic intellectuals (like Alceu Amoroso Lima) with the adherents of escolanovismo (the New School movement). Finally, we propose to analyze the activity of Theobaldo Miranda Santos as an example of an author of school manuals linked to the Catholic publishing effort dedicated to teacher education with the Companhia Editora Nacional (National Publishing Company).keywords: Catholic thought. Teacher education. History of Education. Theobaldo Miranda Santos. School manuals.Downloads
References
ALMEIDA FILHO, O. J. de. A estratégia da produção e circulação católica do projeto editorial das coleções de Theobaldo Miranda Santos: (1945-1971). 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
ARAÚJO, J. C. S., RIBEIRO, B. de O. L. e SOUZA, S. T. de. Haveria uma historiografia brasileira expressa pelos manuais didáticos publicados entre 1914 e 1972? In: CARVALHO, M. M. C. de e GATTI JÚNIOR, D. (Orgs.). O ensino de História da Educação. Coleção Horizontes da pesquisa em história da educação no Brasil. vol.6. Vitória, ES: EDUFES, 2011.
ATHAYDE, T. Debates Pedagógicos. Rio de Janeiro: Schmidt Editor, 1931. p.67-106. AZZI, R. A neocristandade: um projeto restaurador. Coleção História do pensamento católico no Brasil. Vol. 5. São Paulo: Paulus, 1994.
BOMENY, H. M. B. Os intelectuais da educação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
CARVALHO, M. M. C. de. A escola e a república e outros ensaios. Bragança Paulista, SP: EDUSF, 2003.
CURY, C. R. J. Alceu Amoroso Lima. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. 128 p.
NAGLE, J. Educação e Sociedade na Primeira República. São Paulo: EPU; Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Material Escolar, 1974.
PIO XI. Divini Illius Magistri. Carta Encíclica, 1929. Disponível em: <http://www.vatican.va/holy_father/pius_xi/encyclicals/documents/hf_p-xi_enc_31121929_divini-illius-magistri_po.html>. Acesso em: 10 abr. 2011.
PIO XII. [carta] Carta ao Cardeal do Rio de Janeiro Jaime de Barros Câmara. Vaticano, 07 maio 1949.
PIZZARDO, J. Normas Directivas de la Oficina Central de Enseñanza de la Sagrada Congregación de Seminarios y Universidades de Estudios con ocasión del III Congreso Interamericano de Educación Católica (La Paz, Sept.-Oct. de 1948). Roma, 28 ago 1948.
ROBALLO, R. de O. B. História da Educação e a formação de professoras normalistas: as noções de Afrânio Peixoto e de Theobaldo Miranda Santos. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Coleção memória da educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
SILVA, R. F. da. Filosofia da Educação - grandes problemas da pedagogia moderna, de Theobaldo Miranda Santos: um estudo sobre manuais de ensino. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) − Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2014.
TOLEDO, M. R. de A. Coleção Atualidades Pedagógicas: do projeto político ao projeto editorial (1931-1981). 2001. Tese (Doutorado em Educação) − Pontifícia Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
XAVIER, L. N. O Brasil como laboratório − educação e ciências sociais no projeto do centro brasileiro de pesquisas educacionais. Bragança Paulista: IFAN; CDAPH; EDUSF, 1999.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.