Moral Education and Social Justice

Connections Between Social Domain Theory and Freirean Pedagogy

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO01EN

Palavras-chave:

Moral education, Social domain theory, Paulo Freire, Social justice, Ethical development

Resumo

This theoretical article discusses the importance of moral education as a tool for confronting social injustices, articulating the social domain theory (SDT) and Paulo Freire’s critical pedagogy. First, the foundations of SDT are presented, emphasizing the organization of social knowledge into distinct domains – moral, conventional, and personal – and advocating for the active development of moral reasoning through social interactions and critical thinking. Subsequently, the convergence between SDT and Freirean pedagogy is examined, highlighting the centrality of praxis, problem-posing dialogue, and the awakening of critical consciousness in the formation of ethical subjects committed to social transformation. Transformative social and emotional learning (SEL) is also discussed as a complementary strategy to moral education for social justice, stressing the importance of creating inclusive, cooperative, and justice-oriented school environments. Based on the dialogue between these perspectives, practical suggestions are offered for schools and teachers seeking to foster the critical moral development of students. It is concluded that the integration of SDT and Freirean pedagogy strengthens emancipatory educational practices, capable of enhancing students’ moral agency and social responsibility, thus contributing to the construction of more just, democratic, and dialogical societies.

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Tradução

Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Educação moral e justiça social

Biografia do Autor

Diana Oliva, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP)

Mestre e Doutora pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP). Psicóloga pela Universidade de Taubaté. Psicóloga clínica com consultório particular no bairro Perdizes na cidade de São Paulo. Atende crianças, adolescentes, adultos e casais. Foi coordenadora pedagógica da educação infantil e do ensino fundamental em uma escola canadense bilíngue (português/inglês). Atuou como professora e coordenadora voltada à gestão de projetos educacionais, formação de professores e adequações curriculares dentro de uma organização do terceiro setor com foco na aprendizagem social e emocional de crianças e adolescentes. Suas pesquisas relacionam-se, principalmente, aos seguintes temas: aprendizagem social e emocional, desenvolvimento moral, Educational Design Research, inclusão escolar, adequações curriculares, preconceito, teoria do domínio social e teoria crítica da sociedade. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia do Desenvolvimento Moral (GPDM) do IP-USP.

Betânia Dell'Agli, Faculdades Associadas de Ensino (FAE)

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Pós-doutorado (2013) pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. É coordenadora técnico-especializado (2007) do Centro de Atenção à Aprendizagem e ao Comportamento Infantil Casulo, Professora Colaboradora (2017) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e docente (2002) do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino Fae. Tem experiência em neuropsicologia do desenvolvimento e suas interfaces com a educação e com a saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: transtornos específicos da aprendizagem, problemas de comportamentos, afetividade e emoções morais, jogo de regras, primeira infância e prevenção.

Luciana Caetano, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP)

Luciana Maria Caetano é professora associada do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade (PSA) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Mestre e Doutora pelo Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Especialista em Psicopedagogia e em Educação Infantil. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Salesiano de Americana e em Tecnologia Têxtil pelo Centro Paula Souza (FATEC). Realiza pesquisas em psicologia do desenvolvimento moral, Teoria do Domínio Social, família e escola como contextos de desenvolvimento moral, validação e construção de instrumentos de pesquisa em psicologia. Atua como docente na graduação em Psicologia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia, e orienta mestrados e doutorados no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da USP desde 2013. Atua como Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da USP. É coordenadora do Grupo de Pesquisa e Estudos em Psicologia do Desenvolvimento Moral (GPDM), membro do LEDA (Laboratório de Estudos do Desenvolvimento e da Aprendizagem), membro da Jean Piaget Society, da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento, membro do GT ANPEPP Psicologia e Moralidade.

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Publicado

2025-09-11

Como Citar

Villac Oliva, D., Alves Veiga Dell’Agli, B., & Maria Caetano, L. (2025). Moral Education and Social Justice: Connections Between Social Domain Theory and Freirean Pedagogy. Revista Diálogo Educacional, 25(86), 1389–1405. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO01EN