Educação moral e justiça social

articulações entre a teoria do domínio social e a pedagogia freireana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO01

Palavras-chave:

Educação moral, Teoria do domínio social, Paulo Freire, Justiça social, Formação ética

Resumo

O presente artigo, de natureza teórica, discute a importância da educação moral como instrumento de enfrentamento das injustiças sociais, articulando a teoria do domínio social (TDS) e a pedagogia crítica de Paulo Freire. Inicialmente, são apresentados os fundamentos da TDS, que propõe a organização dos conhecimentos sociais em domínios distintos – moral, convencional e pessoal – e defende o desenvolvimento da consciência moral a partir de interações sociais e raciocínio crítico. Em seguida, examina-se a convergência entre a proposta da TDS e a pedagogia freireana, destacando a centralidade da práxis, do diálogo problematizador e do despertar da consciência crítica na formação de sujeitos éticos e comprometidos com a transformação social. Discute-se também a aprendizagem socioemocional transformadora como estratégia complementar à educação moral crítica, enfatizando a criação de ambientes escolares inclusivos, cooperativos e orientados à justiça social. Com base no diálogo entre essas perspectivas, são oferecidas sugestões práticas para escolas e professores interessados em promover a formação moral crítica dos estudantes. Conclui-se que a integração entre a TDS e a pedagogia crítica de Paulo Freire fortalece práticas educativas emancipatórias, capazes de desenvolver a agência moral e a responsabilidade social dos alunos, contribuindo para a construção de sociedades mais justas, democráticas e dialógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Diana Oliva, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP)

Mestre e Doutora pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP). Psicóloga pela Universidade de Taubaté. Psicóloga clínica com consultório particular no bairro Perdizes na cidade de São Paulo. Atende crianças, adolescentes, adultos e casais. Foi coordenadora pedagógica da educação infantil e do ensino fundamental em uma escola canadense bilíngue (português/inglês). Atuou como professora e coordenadora voltada à gestão de projetos educacionais, formação de professores e adequações curriculares dentro de uma organização do terceiro setor com foco na aprendizagem social e emocional de crianças e adolescentes. Suas pesquisas relacionam-se, principalmente, aos seguintes temas: aprendizagem social e emocional, desenvolvimento moral, Educational Design Research, inclusão escolar, adequações curriculares, preconceito, teoria do domínio social e teoria crítica da sociedade. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia do Desenvolvimento Moral (GPDM) do IP-USP.

Betânia Dell'Agli, Faculdades Associadas de Ensino (FAE)

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Pós-doutorado (2013) pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. É coordenadora técnico-especializado (2007) do Centro de Atenção à Aprendizagem e ao Comportamento Infantil Casulo, Professora Colaboradora (2017) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e docente (2002) do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino Fae. Tem experiência em neuropsicologia do desenvolvimento e suas interfaces com a educação e com a saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: transtornos específicos da aprendizagem, problemas de comportamentos, afetividade e emoções morais, jogo de regras, primeira infância e prevenção.

Luciana Caetano, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP)

Luciana Maria Caetano é professora associada do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade (PSA) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Mestre e Doutora pelo Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). Especialista em Psicopedagogia e em Educação Infantil. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Salesiano de Americana e em Tecnologia Têxtil pelo Centro Paula Souza (FATEC). Realiza pesquisas em psicologia do desenvolvimento moral, Teoria do Domínio Social, família e escola como contextos de desenvolvimento moral, validação e construção de instrumentos de pesquisa em psicologia. Atua como docente na graduação em Psicologia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia, e orienta mestrados e doutorados no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da USP desde 2013. Atua como Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da USP. É coordenadora do Grupo de Pesquisa e Estudos em Psicologia do Desenvolvimento Moral (GPDM), membro do LEDA (Laboratório de Estudos do Desenvolvimento e da Aprendizagem), membro da Jean Piaget Society, da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento, membro do GT ANPEPP Psicologia e Moralidade.

Downloads

Publicado

2025-09-11

Como Citar

Oliva, D. V., Dell’Agli, B. A. V., & Caetano, L. M. (2025). Educação moral e justiça social: articulações entre a teoria do domínio social e a pedagogia freireana. Revista Diálogo Educacional, 25(86), 1372–1388. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO01