Redes que conectam

superando desafios no atendimento aos estudantes do Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO06

Palavras-chave:

Ensino Superior, Inclusão Educacional, Psicopedagogia

Resumo

Este estudo examinou a conjuntura do Ensino Superior Público referente aos obstáculos enfrentados pelos estudantes e às ações de apoio psicopedagógico para superá-los. Realizou-se o estudo de múltiplos casos e a Epistemologia Qualitativa embasou a análise através do Método Construtivo-Interpretativo. O resultado indicou uma avaliação positiva das ações de apoio psicopedagógico ofertadas a estudantes de uma Universidade Federal, identificou limites na sua propositura e estabeleceu determinantes para a criação de um espaço acadêmico que conjugue formação superior e permanência universitária com qualidade. Conclui-se que é necessário atuar sobre a causa dos obstáculos, por meio de práticas interligadas e inclusivas, e de acolhimento e corresponsabilização no atendimento aos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Clarissa Faverzani Magnago, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestrado (2009) e Doutorado (2024) em Educação pela UFSM. Psicóloga da Unidade de Apoio Pedagógico (UAP) do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área da Educação e da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde, educação, inclusão, interdisciplinaridade, Ensino Superior.

Sílvia Maria de Oliveira Pavão, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Inovação e Sistema Educativo - Universidad Autonoma de Barcelona, doutorado em Educação - Universidad Autonoma de Barcelona e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Professora da Universidade Federal de Santa Maria no Departamento de Fundamentos a Educação e nos Programas de Pós graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde, educação, educação especial, interdisciplinaridade, aprendizagem e ensino.

Downloads

Publicado

2025-09-11

Como Citar

Magnago, C. F., & Pavão, S. M. de O. (2025). Redes que conectam: superando desafios no atendimento aos estudantes do Ensino Superior. Revista Diálogo Educacional, 25(86), 1516–1533. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO06