Redes que conectam
superando desafios no atendimento aos estudantes do Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.AO06Palavras-chave:
Ensino Superior, Inclusão Educacional, PsicopedagogiaResumo
Este estudo examinou a conjuntura do Ensino Superior Público referente aos obstáculos enfrentados pelos estudantes e às ações de apoio psicopedagógico para superá-los. Realizou-se o estudo de múltiplos casos e a Epistemologia Qualitativa embasou a análise através do Método Construtivo-Interpretativo. O resultado indicou uma avaliação positiva das ações de apoio psicopedagógico ofertadas a estudantes de uma Universidade Federal, identificou limites na sua propositura e estabeleceu determinantes para a criação de um espaço acadêmico que conjugue formação superior e permanência universitária com qualidade. Conclui-se que é necessário atuar sobre a causa dos obstáculos, por meio de práticas interligadas e inclusivas, e de acolhimento e corresponsabilização no atendimento aos estudantes.
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