A pedagogia freireana

um diálogo sobre a liberdade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO07

Resumo

O artigo tem como tema A pedagogia freireana: um diálogo sobre a liberdade, enunciando a influência do pensamento freireano na superação da opressão em vistas da humanização. O problema da pesquisa compreende qual a importância e atualidade da pedagogia freireana na consolidação de sociedades humanizadas? O objetivo consiste em analisar de forma reflexiva a pedagogia freireana, sua importância e atualidade em provocar no ser humano a capacidade de superação da opressão por meio da formação de consciência crítica e humanizadora. Para a problematização do estudo, segue-se o método hermenêutico-dialético, atentando-se de forma analítica e reflexiva ao referencial teórico freireano. Nesse contexto, a historicidade é ponto primordial para a dinâmica formativa da consciência de si e de outrem. Ter consciência do ser e estar no mundo com os outros, das fragilidades existentes na sociedade, abrem-nos caminhos de práxis, de criação e recriação de uma formação genuína, capaz de tornar o mundo mais bonito. Destaca-se que o espaço educacional é um berçário de grandes causas, e a teoria e o método freireano corroboram com o diálogo problematizador e coloca o sujeito numa condição de intervenção e transformação das realidades. Em síntese, encontra-se na pedagogia freireana elementos epistemológicos que colocam o diálogo como potência geradora de solidariedade, de humanização e de garantia da dignidade humana. A história do sujeito se faz e se refaz no exercício de relações humanas saudáveis, pautadas pela diversidade existe nas sociedades.

Downloads

Biografia do Autor

Volnei Fortuna, Universidade La Salle Canoas

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade de Passo Fundo (RS), Coordenador pedagógico no Colégio Salvatoriano Bom Conselho e Professor no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - Câmpus Sertão: Sertão, RS, BR. 

Referências

FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

FREIRE, P. Conscientização, teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Morais, 1980.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

FREIRE, P. Educação e mudança. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Uma biobibliografia. In: GADOTTI, Moacir (Org). FREIRE, Ana M. Araújo; CISESKI, Angelo Antunes; TORRES, Alberto; GUTIERREZ, Francisco; GERHARDT, Heinz-Peter; ROMÃO, José Eustáquio; PADILHA, Paulo Roberto (Colaboração). São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, DF. Unoesco, 1996.

FLICKINGER, H.-G. A caminho de uma pedagogia hermenêutica. Campinas, SP: Autores associados, 2010.

FORTUNA, Volnei. Subjetividade e educação libertadora no contexto neoliberal: a atualidade de Paulo Freire. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2021.

JORGE, S. J. Educação crítica e seu método. São Paulo: Loyola, 1981.

TORRES, C. A. A práxis educativa de Paulo Freire. São Paulo: Loyola, 1979.

Downloads

Publicado

2023-11-03

Como Citar

Fortuna, V. (2023). A pedagogia freireana: um diálogo sobre a liberdade. Revista Diálogo Educacional, 23(79), 1479–1490. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO07