Caminhos para a formação integrada por meio de princípios agregados à curricularização da extensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.DS05

Resumo

O Plano Nacional de Educação (PNE) prevê a implementação de ações de extensão de no mínimo 10% do total da carga horária curricular estudantil, iniciando um movimento nacional de curricularização da extensão. A partir disto, este texto busca compreender como esse processo vem sendo proposto e implementado em um Campus do Instituto Federal Farroupilha, tendo como base as concepções de extensão, formação integral e currículo integrado constantes em seus documentos formais e projetos de extensão propostos. Sendo de natureza qualitativa, elaborada a partir de pesquisa bibliográfica e documental, busca e analisa dados empíricos, pela Análise Textual Discursiva de projetos e de entrevistas, organizadas de maneira semiestruturada, com coordenadores de projetos de extensão, selecionados no campus de Frederico Westphalen/RS. O processo de curricularização da extensão, tal como a materialização do currículo integrado, são processos que estão em construção, de maneira coletiva e paulatinamente, ambos têm contribuições mútuas, pois evidenciam e se balizam em preceitos comuns, conforme categorias explicitadas: interação dialógica; interdisciplinaridade, integração e interprofissionalidade; indissociabilidade entre ensino pesquisa e extensão e impacto e transformação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Adriano Ilgenfritz, Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

Mestre em Educação.

Adão Caron Cambraia, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha desde 2011. Graduado em Informática (UNIJUÍ) e Pedagogia (UFSM). Meste e Doutor em Educação pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Especialista em Informática aplicada à Educação pela Universidade de Passo Fundo.

Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha

Graduada em Ciências – Licenciatura Curta de 1º Grau (1985) e em Ciências – Licenciatura Plena Habilitação em Física (1987) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2000) e Doutora em Educação em Ciências pela UFRGS (2014).

Downloads

Publicado

2022-10-07

Como Citar

Ilgenfritz, L. A., Caron Cambraia, A., & Elisabet Bazana Nonenmacher, S. (2022). Caminhos para a formação integrada por meio de princípios agregados à curricularização da extensão. Revista Diálogo Educacional, 22(74). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.DS05