Pesquisa e inovação responsáveis e seus pressupostos na cibercultura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.AO09

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo de caso qualiquantitativo desenvolvido em instituição de ensino superior de grande porte no estado do Paraná, Brasil. Analisa a aplicação de uma proposta pedagógica que almeja o desenvolvimento de um projeto de design baseada em desafio de temática social como parte da investigação de um projeto internacional que tem como pressuposto os preceitos de Responsible Research and Innovation (RRI). A pesquisa objetivou a discussão sobre como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) podem auxiliar na construção de habilidades de trânsito e aquisição de conhecimento na cibercultura de forma responsável, aberta e cidadã. O projeto internacional que forneceu subsídios para esta pesquisa foi financiado pela Comissão Europeia, uma iniciativa para promover habilidades para RRI por meio de Recursos Educacionais Abertos (REA). A pesquisa centrou-se nas atividades realizadas com estudantes de uma turma de 5º período do curso superior de Design Digital. A proposta pedagógica constitui-se em sete fases, sendo que ao final os resultados foram apresentados e discutidos de forma coletiva pelos estudantes. Também ocorreu uma autoavaliação dos alunos do processo formativo e da metodologia desenvolvida ao longo do semestre, por meio de questionário on-line. Os dados deste estudo incluíram estudantes coordenados por dois professores que participaram da experiência colaborativa de coprodução. Dos resultados obtidos, foi possível perceber que os estudantes entendem a importância da construção das habilidades levantadas, mas que ainda possuem dificuldades no exercício dos conceitos relativos à abertura de forma responsável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Pasternak Glitz Kowalski, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Pós doutoranda em Educação na PUCPR, Doutora em Educação na PUCPR (2018) com estágio na Open University UK (2015/2016), Mestre em Educação na PUCPR (2008). Especialização em Web Design pela PUCPR (2002) e Especialização em Design Instrucional (2012). Graduação em Design Gráfico pela PUCPR (2001). Coordenadora e professora do curso de especialização em Design Educacional na PUCPR. Atua como docente na PUCPR e na FAE nos cursos de graduação na área de Design, Publicidade e Propaganda e Pedagogia há mais de 12 anos. 

Luciane Hilu, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Graduada em Comunicação Visual pela UFPR (1990) e em Música pela EMBAP (1993). Mestre em Música pela UFRJ (1998) e  Doutora em Educação pela PUCPR (2016). Atua professora do curso superior de Design da PUCPR nas áreas de design digital, web design, projeto, metodologia de design. 

Downloads

Publicado

2022-10-07

Como Citar

Pasternak Glitz Kowalski, R., & Hilu, L. (2022). Pesquisa e inovação responsáveis e seus pressupostos na cibercultura. Revista Diálogo Educacional, 22(74). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.AO09