Os Institutos Federais como formato singular de universidade

desafios e possibilidades nos cursos de licenciaturas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.DS07

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado cujo objeto é analisar a Educação Superior ofertada nos Institutos Federais (IFs), então concebidos como um formato singular às universidades tradicionais de pesquisa. Em especial, é focalizada a oferta de cursos de licenciatura e de programas especiais de formação pedagógica, para os quais, legalmente, existe a obrigatoriedade de reserva de 20% das vagas nessas instituições. Neste trabalho, situou-se a inclusão da Educação Superior no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, identificaram-se os desafios na implantação das licenciaturas nos IFs, estabeleceram-se pontos de aproximação e/ou distanciamento desses cursos com aqueles ofertados pelas universidades federais e ressaltou-se a relevância dos IFs e de seus cursos para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, em especial, em regiões afastadas dos grandes centros urbanos. No que se refere aos aspectos metodológicos, os dados apresentados originam-se de pesquisas, cujas análises foram realizadas por meio de interpretações que permitiram o alcance dos objetivos traçados. Os resultados indicaram desafios na manutenção e na melhoria da infraestrutura das instituições, de financiamento e de ampliação no número de docentes para atender às demandas da verticalização do ensino, das atividades de pesquisa e da extensão. No entanto, os resultados também indicam as potencialidades dos IFs na oferta de cursos de licenciaturas desde que asseguradas as condições necessárias para a qualidade na oferta dos cursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabíula Tatiane Pires, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais -FaE/UFMG. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2004). Atualmente é pedagoga no Instituto Federal Minas Gerais - campus Ouro Preto.

Suzana dos Santos Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

 É Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Pós Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (U.L) e Universidade de São Paulo (USP). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado em Educação e Docência (FaE/UFMG). 

Downloads

Publicado

2022-10-07

Como Citar

Pires, F. T., & Gomes, S. dos S. (2022). Os Institutos Federais como formato singular de universidade: desafios e possibilidades nos cursos de licenciaturas. Revista Diálogo Educacional, 22(74). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.074.DS07