Complexidade-transdisciplinaridade-ecoformação

uma via das Escolas Criativas para a metamorfose da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.DS05

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a tríade conceitual complexidade- transdisciplinaridade-ecoformação por meio da análise de artigos de um dossiê, publicado em 2020, sobre o conceito de complexidade. Além deste, os outros dois conceitos têm pautado o movimento das Escolas Criativas, iniciativa impulsionada por Torre (2009) e mobilizada por núcleos vinculados a diferentes instituições universitárias do Brasil e do exterior que integram a Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC). Assim, este trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica que prioriza a abordagem qualitativa, possuindo como aporte teórico contribuições de autores como Moraes (2015), Morin (2015, 2019), Nicolescu (2018) e Torre e Zwierewicz (2009). Entre os resultados, a análise dos artigos possibilitou sua categorização em quatro grupos: i) relação entre autores; ii) as Escolas Criativas e suas especificidades; iii) contribuições da epistemologia da complexidade; iv) e formas de pensar os problemas complexos. Em relação à tríade conceitual, apesar da existência de artigos que não abordam os três conceitos simultaneamente, observou-se que nessa tríade se encontram princípios para a metamorfose da educação, com iniciativas que priorizam a articulação entre conteúdos curriculares e demandas locais e globais, com o objetivo de valorizar vias comprometidas com a solidariedade global a partir de condições localmente criadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Saheb Pedroso, PUCPRPPGE

Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Eduicação da PUCPR.

Doutora em Educação UFPR. Coordenadora do Grupo de estudos e pesquisa em Educação Ambiental PUCPR. Coordenadora do Núcleo da PUCPR da Rede Internacioonal de Escolas Criativas. Coordenadora na PUCPR do Projeto Pacto Mundial da Juventude pelo Clima (FR).

Marlene Zwierewicz, UNIARP

Doutora em Psicologia (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC). Doutora em Educação (Universidade de Jaén - UJA - Espanha)

Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Básica - PPGEB

Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Levi Hülse, UNIARP

Doutor e Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Docente e pesquisador dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade e Profissional em Educação    da    Universidade    Alto   Vale    do    Rio   do    Peixe (UNIARP).

Downloads

Publicado

2022-01-15

Como Citar

Pedroso, D. S., Zwierewicz, M., & Hülse, L. (2022). Complexidade-transdisciplinaridade-ecoformação: uma via das Escolas Criativas para a metamorfose da educação . Revista Diálogo Educacional, 22(72). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.DS05