Complexidade-transdisciplinaridade-ecoformação
uma via das Escolas Criativas para a metamorfose da educação
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.DS05Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir a tríade conceitual complexidade- transdisciplinaridade-ecoformação por meio da análise de artigos de um dossiê, publicado em 2020, sobre o conceito de complexidade. Além deste, os outros dois conceitos têm pautado o movimento das Escolas Criativas, iniciativa impulsionada por Torre (2009) e mobilizada por núcleos vinculados a diferentes instituições universitárias do Brasil e do exterior que integram a Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC). Assim, este trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica que prioriza a abordagem qualitativa, possuindo como aporte teórico contribuições de autores como Moraes (2015), Morin (2015, 2019), Nicolescu (2018) e Torre e Zwierewicz (2009). Entre os resultados, a análise dos artigos possibilitou sua categorização em quatro grupos: i) relação entre autores; ii) as Escolas Criativas e suas especificidades; iii) contribuições da epistemologia da complexidade; iv) e formas de pensar os problemas complexos. Em relação à tríade conceitual, apesar da existência de artigos que não abordam os três conceitos simultaneamente, observou-se que nessa tríade se encontram princípios para a metamorfose da educação, com iniciativas que priorizam a articulação entre conteúdos curriculares e demandas locais e globais, com o objetivo de valorizar vias comprometidas com a solidariedade global a partir de condições localmente criadas.Downloads
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Publicado
2022-01-15
Como Citar
Pedroso, D. S., Zwierewicz, M., & Hülse, L. (2022). Complexidade-transdisciplinaridade-ecoformação: uma via das Escolas Criativas para a metamorfose da educação . Revista Diálogo Educacional, 22(72). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.DS05
Edição
Seção
Dossiê
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