Ofício de professor/a
artesania da relação pedagógica escolar
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.AO05Resumo
O presente artigo apresenta uma discussão de caráter filosófico sobre a relação pedagógica escolar. Busca-se compreender e argumentar a possibilidade de considerar a produção dessa relação a partir dos princípios da artesania (oficina, professor/a artesão/ã, perícia artesanal, consciência material). Assim encontra-se dividido em subseções que buscam: apresentar uma leitura do cenário educacional brasileiro, fundamentado nas políticas públicas educacionais; relacionar os conceitos que definem uma oficina artesanal às considerações sobre a definição do espaço escolar, ampliando a compreensão da escola como oficina; refletir sobre a possibilidade de compreender a relação humana como obra e a relação pedagógica como obra artesanal; e, apresentar o diálogo como meio para constituição desta relação pedagógica escolar. Utiliza-se de uma metodologia artesanal, caminhante, bibliográfica, com inspiração hermenêutica para relacionar os diferentes argumentos e expressões que fundamentam a tese. Considera-se que o/a professor/a pode desenvolver ações inspiradas na artesania para a constituição da relação pedagógica escolar embasado em algumas características que atribuem o adjetivo de ‘bom’ ao/a artesão: o reconhecimento da importância do esboço para a constituição de obras; o valor positivo das contingências; o evitar a busca inflexível da solução de problemas; o evitar o perfeccionismo; e, aprender a identificar o momento de parar.
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