Ofício de professor/a

artesania da relação pedagógica escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.AO05

Resumo

O presente artigo apresenta uma discussão de caráter filosófico sobre a relação pedagógica escolar. Busca-se compreender e argumentar a possibilidade de considerar a produção dessa relação a partir dos princípios da artesania (oficina, professor/a artesão/ã, perícia artesanal, consciência material). Assim encontra-se dividido em subseções que buscam: apresentar uma leitura do cenário educacional brasileiro, fundamentado nas políticas públicas educacionais; relacionar os conceitos que definem uma oficina artesanal às considerações sobre a definição do espaço escolar, ampliando a compreensão da escola como oficina; refletir sobre a possibilidade de compreender a relação humana como obra e a relação pedagógica como obra artesanal; e, apresentar o diálogo como meio para constituição desta relação pedagógica escolar. Utiliza-se de uma metodologia artesanal, caminhante, bibliográfica, com inspiração hermenêutica para relacionar os diferentes argumentos e expressões que fundamentam a tese. Considera-se que o/a professor/a pode desenvolver ações inspiradas na artesania para a constituição da relação pedagógica escolar embasado em algumas características que atribuem o adjetivo de ‘bom’ ao/a artesão: o reconhecimento da importância do esboço para a constituição de obras; o valor positivo das contingências; o evitar a busca inflexível da solução de problemas; o evitar o perfeccionismo; e, aprender a identificar o momento de parar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto Oliari, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNNOCHAPECÓ;

Doutor em Educação. Professor de escola da rede estadual de Santa Catarina e da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ.

Elisete Medianeira Tomazetti, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2021-12-23

Como Citar

Oliari, G., & Tomazetti, E. M. (2021). Ofício de professor/a: artesania da relação pedagógica escolar. Revista Diálogo Educacional, 22(72). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.AO05