A influência da Unesco nas estratégias vinculadas à educação básica nos Planos do Mercosul Educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.AO04

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar o(s) alinhamento(s) das estratégias vinculadas à educação básica presentes nos Planos do Mercosul Educacional às orientações editadas pelo Projeto Principal de Educação para a América Latina e Caribe (PPE) no âmbito da Organização das Nações Unidas para a Educação (Unesco). De natureza qualitativa, a investigação teve por base a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Foram analisados documentos editados pela Unesco e os Planos do Mercosul Educacional, coletados na UNESDOC – Biblioteca digital da UNESCO – e no web site oficial do Mercosul Educacional. Além disso, tomaram-se por base estudos que tratam da educação no contexto da mundialização e do Mercosul (Educacional). Entre os resultados, destaca-se a compreensão, no âmbito dos processos de desenvolvimento dos pais, de que a educação é elemento-chave para esses processos. Além disso, observou-se que a Educação Básica foi ganhando gradativamente maior espaço nos referidos planos, trazendo elementos associados à integração regional, à focalização nas camadas sociais mais vulneráveis, à formação continuada de professores e à maior participação da sociedade nos processos decisórios. Contudo, reforça-se que o Mercosul Educacional se constitui como espaço para a confluência de ideias reformistas já expressas nos documentos da Unesco e de outros organismos internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Antônio Diniz Júnior, Departamento de Educação e Sociedade - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Professor no Departamento de Educação e Sociedade - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiroda  e na Escola de Formação de Professores do Centro Universitário Celso Lisboa. Integra o Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO), o Núcleo de Pesquisa e Extensão -Territórios, Educação Integral e Cidadania (TEIA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Grupo de Pesquisa: Políticas, Gestão e Financiamento em Educação (UNIRIO). Tem como temáticas centrais de investigação: gestão de sistemas nacionais de educação, em perspectiva comparada; políticas educacionais; educação em tempo integral; e financiamento da educação.

Downloads

Publicado

2021-11-10

Como Citar

Diniz Júnior, C. A. (2021). A influência da Unesco nas estratégias vinculadas à educação básica nos Planos do Mercosul Educacional. Revista Diálogo Educacional, 22(72). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.AO04