Práxis reflexiva e compreensão do currículo

fundamentos da formação docente em um PIBID de História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.AO09

Resumo

O artigo tem o objetivo de expor ações desenvolvidas no âmbito do subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de História da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM. Adota uma metodologia explicativa, na qual um dos autores participou como agente formador no processo em tela e descreve as condições específicas da realização das ações desenvolvidas no programa de iniciação à docência em um campus de uma universidade pública no interior do Ceará, a partir de discussões teóricas, da construção de uma prática formativa que enfoca a práxis reflexiva na formação de docentes para que estes tenham uma postura crítico-reflexiva sobre sua atividade de ensino e sobre o mundo em que estão inseridos. Toma também como referência central a compreensão sobre os aspectos explícitos e ocultos que compõem o currículo e como se portar no sentido de suplantar as limitações que este impõe a um ensino de história que objetive uma formação libertária. O texto conclui que há a necessidade do desenvolvimento de ações que enfatizem e possibilitem a postura crítico-reflexiva dos futuros professores e ações que venham a contribuir para a construção de um novo currículo para o ensino de história que contemple as especificidades sócio-culturais dos espaços educativos e do  seu público-alvo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Adolfo d'Almeida Lôbo, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professor Assistente do Curso de Licenciatura em História da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM, Campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE) no município de Limoeiro do Norte, Ceará, Brasil. Mestre em História do Brasil Pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), atualmente é Doutorando em Educação pelo PPGE/UECE.

Kátia Regina Rodrigues Lima, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Professora Adjunta do departamento de Ciências Biológicas, Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, Ceará, Brasil. Professora do PPGE/UECE. Pós-Doutorado em Educação (UFC); Doutorado em Educação (UFSCar), Mestrado em Educação (UFC).

Alisson Slider do Nascimento de Paula, Centro Universitário Inta (UNINTA)

Professor Titular do Centro Universitário Inta - UNINTA. Doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrado em Educação (UFC)

Downloads

Publicado

2022-02-02

Como Citar

Lôbo, G. A. d’Almeida, Lima, K. R. R., & de Paula, A. S. do N. (2022). Práxis reflexiva e compreensão do currículo: fundamentos da formação docente em um PIBID de História. Revista Diálogo Educacional, 22(72). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.AO09