Analytic Hierachy Process suportando a avaliação por pares

Dewey Wollmann

Resumo


A avaliação pode ser um importante instrumento para complementar o processo de aprendizagem, principalmente quando se deseja desenvolver, em complemento ao conteúdo técnico, habilidades humanas, como é o caso dos estudantes dos cursos de Administração. Nesse contexto, a utilização de técnicas de metodologias ativas e de avaliação por pares merece destaque. O objetivo deste estudo é avaliar o uso da técnica de análise multicritérios denominada analytic hierarchy process para auxiliar a avaliação por pares. A ferramenta desenvolvida foi utilizada em um exemplo hipotético, com características de uma disciplina do curso de Administração de Empresas. O estudo, de modelagem quantitativa, foi desenvolvido segundo os modelos de Bertrand e Fransoo (2002) e Mitroff et al. (1974). Como resultado, foi possível identificar que a técnica permite, a partir de critérios predefinidos e hierarquizados, identificar os graus de desempenho dos estudantes de uma equipe de trabalho. Com essas informações, o feedback para os estudantes torna-se mais objetivo e efetivo.


Texto completo:

PDF

Referências


ACZÉL, J.; SAATY, T. L. Procedures for synthesizing ratio judgements. Journal of Mathematical Psychology, v. 27, p. 93-102, 1983.

ALLAL, L. Assessment and the regulation of learning. In: PETERSON, P.; BAKER, E.; MCGRAW, B. (Org.). International encyclopedia of education. Oxford: Elsevier, 2010. v. 3.

BERTRAND, J. W. M.; FRANSOO, J. C. Operations management research methodologies using quantitative modeling. International Journal of Operations & Production Management, v. 22, n. 2, p. 241-264, 2002.

BIGGS, J.; TANG, C. Teaching for quality learning at university. Buckingham: SHRE; Open University Press, 2007.

BROWN, J. Feedback: the student perspective. Research in Post-Compulsory Education, v. 12, p. 33-51, 2007.

CESTONE, C. M.; LEVINE, R. E; LANE, D. R. Peer assessment and evaluation in team-based learning. [S.l.]: Wiley, 2008. (New Directions for Teaching and Learning, n. 116).

CRISP, B. R. Is it worth the effort? How feedback influences students’ subsequent submission of assessable work. Assessment and Evaluation in Higher Education, v. 32, p. 571-581, 2007.

DAVOODI, A. On inconsisyency of a pairwise comparison matrix. International Journal Industrial Mathematics, v. 1, n. 4, p. 343-350, 2009.

DEL FIACO, J. L. M. Métodos participativos: fundamentação teórica e um plano de aula para uma disciplina de teoria geral da administração e a teoria da atividade. Revista Administração, Santa Maria, v. 2, n. 2, p. 1-21, 2005.

HATTIE, J.; TIMPERLEY, H. The power of feedback. Review of Educational Research, v. 77, p. 81-112, 2007.

LEE, H. J.; LIM, C. Peer evaluation in blended team project-based learning: what do students find important? Educational Technology & Society, n. 15, p. 214-224, 2012.

MICHAELSEN, L. K.; SWEET, M. The essential elements of team-based learning. [S.l.]: Wiley, 2008. (New Directions for Teaching and Learning, n. 116).

MITROFF, I. I. et al. On managing science in the systems age: two schemas for the study of science as a whole systems phenomenon. Interfaces, v. 4, n. 3, p. 46-58, 1974.

PRINCE, M. Does active learning work? A review of the research. Journal of Engineering Education, v. 93, n. 3, p. 223-231, 2004.

SAATY, T. L. Theory and applications of the analytic network process: decision making with benefits, opportunities, costs, and risks. Pittsburgh: RWS, 2005.

SAATY, T. L. The modern science of multicriteria decision its practical applications: the AHP-ANP approach. Operations Research, v. 61, n. 5, set./out. 2013.

SAATY, T. L. About a hundred years of creativity in decision. International Journal of the Analytic Hierarchy Process, v. 7, n. 1, 2015.

SILVA, R. O. Teorias da administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.

STONER, J. A. F. Administração. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1999.

WHITE, P. J. et al. Adopting an active learning approach to teaching in a research-intensive higher education context transformed staff teaching attitudes and behaviours. Higher Education Research and Development, v. 35, n. 3, p. 619-633, 2016.

WOLLMANN, D. et al. Details of the analytic hierarchy process technique for the evaluation of health insurance companies. Produção, 2013.

WOLLMANN, D.; STEINER, M. T. A. The strategic decision-making as a complex adaptive system: a conceptual scientific model. Complexity, 2017.

WOLLMANN, D.; STEINER, M. T. A. ; WOLLMANN, R. Vivenciando gestão estratégica de operações em ambiente virtual de aprendizagem. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON PRODUCTION RESEARCH AMERICA, 2012, Santiago. Anais... [S.l.: s.n.], 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.17.052.DS09

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Editora Universitária Champagnat