Analytic Hierachy Process suportando a avaliação por pares

Autores/as

  • Dewey Wollmann PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.052.DS09

Resumen

A avaliação pode ser um importante instrumento para complementar o processo de aprendizagem, principalmente quando se deseja desenvolver, em complemento ao conteúdo técnico, habilidades humanas, como é o caso dos estudantes dos cursos de Administração. Nesse contexto, a utilização de técnicas de metodologias ativas e de avaliação por pares merece destaque. O objetivo deste estudo é avaliar o uso da técnica de análise multicritérios denominada analytic hierarchy process para auxiliar a avaliação por pares. A ferramenta desenvolvida foi utilizada em um exemplo hipotético, com características de uma disciplina do curso de Administração de Empresas. O estudo, de modelagem quantitativa, foi desenvolvido segundo os modelos de Bertrand e Fransoo (2002) e Mitroff et al. (1974). Como resultado, foi possível identificar que a técnica permite, a partir de critérios predefinidos e hierarquizados, identificar os graus de desempenho dos estudantes de uma equipe de trabalho. Com essas informações, o feedback para os estudantes torna-se mais objetivo e efetivo.

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Publicado

2017-06-26

Cómo citar

Wollmann, D. (2017). Analytic Hierachy Process suportando a avaliação por pares. Revista Diálogo Educacional, 17(52), 503–523. https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.052.DS09