Aplicações da criatividade na educação brasileira

Jan Raphael Reuter Braun, Francisco Antonio Pereira Fialho, Luiz Salomão Ribas Gomez

Resumo


O artigo discute relações entre o ensino brasileiro e a criatividade; e exemplifica este conteúdo apresentado quatro práticas que estimulam a criatividade e contribuem para o aprendizado escolar. Para isso o estudo se classifica como qualitativo, utilizando de procedimentos técnicos: pesquisa bibliográfica e estudo de casos.  Observou-se que parte do problema relacionado ao interesse e permanência do aluno no sistema de ensino brasileiro pode ser solucionado utilizando práticas criativas que estimulem o interesse e contribuam para a compreensão dos conteúdos apresentados.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, M. E. B.; PRADO, M. E. B. B. Um retrato da informática em educação no

Brasil. 1999.

AMABILE, T. M. Componential theory of creativity. Working Paper. Boston: Harvard Business School, 2012. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2015.

ARELARO, L. R. G. O ensino fundamental no Brasil: avanços, perplexidades e tendências. Educ. Soc., Campinas, v. 26, n. 92, p. 1039-1066, Especial - Out. 2005.

BOCCONI, S.; KAMPYLIS, P.; PUNIE, Y. Innovating teaching and learning practices: Key elements for developing creative classrooms in Europe. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2012.

CURCIO, Í. F. e MALANOS, M. J. A física experimental no ensino médio para alunos das redes públicas municipais e estaduais. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE CRIATIVIDADE INOVAÇÃO. 2011. Manaus. Anais..., Manaus , 2011. p. 222-241.

CURY, C. R. J. A educação básica no Brasil. Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 80, p. 168-200, set. 2002.

CROPLEY, A. J. Creativity in education and learning: A guide for teachers and educators. London: Kogan, 2001.

FONTOURA, A. M. EdaDe: a educação de crianças e jovens através do design. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

GONÇALVES, M. E.; RIOS-NETO, E.; CÉSAR, C. C. Evasão no ensino fundamental brasileiro: identificação e análise dos principais determinantes. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS. 2008. Caxambu. Anais... Caxambu, 2008.

HENN, S.; PRESTES, R. A. A criatividade na prática pedagógica como ferramenta de aquisição de habilidades e competências no AEE. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE CRIATIVIDADE INOVAÇÃO. 2011. Manaus. Anais..., Manaus, 2011. p. 214-221.

KING, B.; SCHLICKSUPP, H. Criatividade: uma vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.

KOUDELA, I. D.; SATANA A. P. de. Abordagens metodológicas do teatro na educação. Ciências Humanas em Revista, Universidade do Vale dos Sinos, v. 3, n. 2, dez. 2005.

OBREGON, R. de F. A.; et al. A interação como elemento constitutivo dos processos de desenvolvimento da criatividade. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE CRIATIVIDADE INOVAÇÃO. 2011. Manaus. Anais ... Manaus, 2011. p. 255-267.

PEREIRA, T. C. M. O teatro como estímulo à aprendizagem de Língua inglesa: a experiência em uma escola pública. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade do Vale do Sinos, São Leopoldo, 2011.

PREFEITURA DE SANTOS. Tecnologia a favor do aprendizado de crianças da rede municipal. Disponível em: .

Acesso em: 08 ago. 2014.

ROBINSON, K. Libertando o poder criativo: a chave para o crescimento pessoal e das organizações. 1. ed. São Paulo: HSM, 2012.

ROSA, C. P. O computador como ferramenta pedagógica na educação infantil. In: V CONGRESSO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA REDE NORTE NORDESTE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA. Maceió, nov. 2010. Disponível em:

. Acesso em: 20 set. 2014.

SENA, A. B. T. de; MARTINS, J. P. O desenvolvimento da criatividade na educação infantil e sua contribuição na aprendizagem da educação matemática nas series iniciais do ensino fundamental. Revista Científica Semana Acadêmica, Fortaleza, v. 1, n. 7, 2013. Disponível em: .

Acesso em: 03 out. 2014.

SILVA, E. L. da; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.

STERNBERG, R. J.; WILLIAMS, W.M. How to develop student creativity. Alexandria: Association for Supervision and Curriculum Development, 1996.

TV BRASIL PANTANAL. Teatro em inglês nas escolas públicas. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=9pIkbn6eRKc>. Acesso em: 08 ago. 2014.

TV CULTURA. Um jeito criativo de se ensinar física. Disponível em: . Acesso em: 08 ago. 2014.

TV RECORD. Alunos aprendem matemática brincando. Disponível em: . Acesso em: 08 ago. 2014.

ZILLI, A. R. et al. Criatividade como diferencial nas organizações de ensino superior. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTIÓN UNIVERSITARIA EM AMÉRICA DEL SUR, 10. 2010. Mar del Plata. Anais..., Mar del Plata, 2010.

SILVA, E. L.da e MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC. 2001.

OBREGON, R. de F. A.; VANZIN, T.; ULBRICHT, V.; GONÇALVES, M. M. e ZANDOMENEGHI, A. L. A interação como elemento constitutivo dos processos de desenvolvimento da criatividade. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE CRIATIVIDADE INOVAÇÃO. 2011, Manaus. Anais ...Manaus: 2011, p.255-267.

PEREIRA, T. C.M.. O teatro como estímulo à aprendizagem de Língua inglesa: a experiência em uma escola pública. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). Universidade do Vale do Sinos, São Leopoldo. 2011.

ROBINSON, K. Libertando o poder criativo: a chave para o crescimento pessoal e das organizações. 1. ed. São Paulo: HSM, 2012. 299 p.

ROSA, C. P. O computador como ferramenta pedagógica na educação infantil. V Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica. Maceió, Nov/2010. Disponível em:

http://connepi.ifal.edu.br/ocs/index.php/connepi/CONNEPI2010/paper/viewFile/1018/769 Acesso em: 20 set. 2014.

SENA, A. B. T. de e MARTINS, J. P. O desenvolvimento da criatividade na educação infantil e sua contribuição na aprendizagem da educação matemática nas series iniciais do ensino fundamental. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, v. 1, n. 7, 2013. Disponível em: http://semanaacademica.org.br/o-desenvolvimento-da-criatividade-na-educacao-infantil-e-sua-contribuicao-na-aprendizagem-da.

Acesso em: 03/10/2014.

STERNBERG, R.J.; WILLIAMS, W.M. How to develop student creativity. Alexandria, VA: Association for Supervision and Curriculum Development. 1996.

ZILLI, A. R.; RAMOS, B. M. S.; RAMOS, M. C. L. e SILVA, M. M. da. Criatividade como diferencial nas organizações de ensino superior. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTIÓN UNIVERSITARIA EM AMÉRICA DEL SUR.10., Mar del Plata, Anais...Mar del Plata: Dezembro, 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.17.052.AO03

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Editora Universitária Champagnat