A RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO: UMA EXPERIÊNCIA COM A POESIA

Alice Áurea Penteado Martha.

Resumo


Após anos de discussão a respeito de leitura e leitura do texto literário, sabemos que o professor ainda sente insegurança quanto à forma de trabalhar com a literatura em sala de aula. Como realizar o trabalho com um objeto de natureza extremamente livre, no caso, a literatura, em uma instituição marcada por normas e exigências que, por mais democrática e liberadora que se proponha ser, não consegue se desvencilhar de questões de caráter burocrático e de suas ligações com a ordem estabelecida? A situação parece se complicar quando o texto se apresenta em forma de poesia, especialmente em razão dos elementos estruturadores do gênero. Existem muitas formas de entrada em uma obra literária; entretanto, o professor deve estar sempre atento àquelas que permitam a participação ativa do leitor no processo de leitura, pois o texto literário compõe-se de hiatos, indeterminações, que devem ser preenchidos no ato de ler. A partir desse pressuposto, pretendemos, primeiramente, sistematizar os níveis de leitura da recepção do texto literário no ensino, propostos pelo educador alemão Hans Kügler: Leitura primária; Constituição coletiva do significado e Modos secundários de ler. Em seguida, observaremos, a partir do poema O trovador, de Mário de Andrade, como podemos trabalhar, na prática, esses diferentes níveis da recepção do texto literário.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Mário de. A costela do grão cão. In: ______. De paulicéia desvairada a Café (Poesias Completas). São Paulo, SP: Círculo do Livro, 1986.

CANDIDO, Antonio. Direitos humanos e literatura. In: FESTER. Antonio C. Ribeiro (Org.). Direitos humanos e ... São Paulo, SP: Brasiliense, 1989.

KÜGLER, Hans. Literatur un kommunikation: Stuttgart, Ernst Klett. 1978. Tradução de Carlos E. Fantinati. (Texto digitado)




DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rde.v5i16.7952

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Editora Universitária Champagnat