A RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO: UMA EXPERIÊNCIA COM A POESIA

Auteurs

  • Alice Áurea Penteado Martha. Universidade Estadual de Maringá.

DOI :

https://doi.org/10.7213/rde.v5i16.7952

Résumé

Após anos de discussão a respeito de leitura e leitura do texto literário, sabemos que o professor ainda sente insegurança quanto à forma de trabalhar com a literatura em sala de aula. Como realizar o trabalho com um objeto de natureza extremamente livre, no caso, a literatura, em uma instituição marcada por normas e exigências que, por mais democrática e liberadora que se proponha ser, não consegue se desvencilhar de questões de caráter burocrático e de suas ligações com a ordem estabelecida? A situação parece se complicar quando o texto se apresenta em forma de poesia, especialmente em razão dos elementos estruturadores do gênero. Existem muitas formas de entrada em uma obra literária; entretanto, o professor deve estar sempre atento àquelas que permitam a participação ativa do leitor no processo de leitura, pois o texto literário compõe-se de hiatos, indeterminações, que devem ser preenchidos no ato de ler. A partir desse pressuposto, pretendemos, primeiramente, sistematizar os níveis de leitura da recepção do texto literário no ensino, propostos pelo educador alemão Hans Kügler: Leitura primária; Constituição coletiva do significado e Modos secundários de ler. Em seguida, observaremos, a partir do poema O trovador, de Mário de Andrade, como podemos trabalhar, na prática, esses diferentes níveis da recepção do texto literário.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ANDRADE, Mário de. A costela do grão cão. In: ______. De paulicéia desvairada a Café (Poesias Completas). São Paulo, SP: Círculo do Livro, 1986.

CANDIDO, Antonio. Direitos humanos e literatura. In: FESTER. Antonio C. Ribeiro (Org.). Direitos humanos e ... São Paulo, SP: Brasiliense, 1989.

KÜGLER, Hans. Literatur un kommunikation: Stuttgart, Ernst Klett. 1978. Tradução de Carlos E. Fantinati. (Texto digitado)

Téléchargements

Publiée

2005-07-17

Comment citer

Penteado Martha., A. Áurea. (2005). A RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO: UMA EXPERIÊNCIA COM A POESIA. Revista Diálogo Educacional, 5(16), 95–104. https://doi.org/10.7213/rde.v5i16.7952