Formação de professores: a construção da docência e da atividade pedagógica na Educação Superior

Autores

  • Doris Pires Vargas Bolzan Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS - Brasil.
  • Silvia Maria de Aguiar Isaia Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria e Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS - Brasil.
  • Adriana Moreira da Rocha Maciel Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v13i38.7817

Resumo

Este artigo foi produzido a partir de uma rede investigativa que tem como elos a interlocução entre grupos de pesquisa diante dos estudos que desenvolvem. O GPFOPE, o GTFORMA e o KOSMOS, preocupados em contribuir para a área da formação de professores, têm produzido aportes para a implementação e o aprimoramento de políticas educativas e institucionais, tendo em vista a qualificação de cursos presenciais e a distância. O propósito desta reflexão é oferecer alternativas para repensar os processos formativos promovidos pelas IES e sua repercussão na organização das atividades pedagógicas que desenvolvem. Nesse sentido, consideramos que o foco da formação de professores não pode estar restrito a pensar e discutir a organização do ensino e seus desdobramentos, mas antes de tudo está em mobilizar os sujeitos a continuarem aprendendo nos diferentes contextos de atuação. Isso inclui refletir na e sobre a prática pedagógica, compreender os problemas do ensino, analisar os currículos, reconhecer a influência os materiais didáticos nas escolhas pedagógicas, socializar as construções e troca de experiências, de modo a avançar em direção a novas aprendizagens, num constante exercício de prática reflexiva, colaborativa e coletiva. Trata-se de um processo caracterizado por tensões e desafios em contextos desconhecidos, nos quais os formadores buscam equilíbrio profissional. Para que isso ocorra, precisam conscientizar-se de que são sujeitos em permanente evolução e desenvolvimento profissional docente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOLZAN, D. P. V. Formação de professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. Porto Alegre: Mediação, 2002.

BOLZAN, D. P. V. A construção do conhecimento pedagógico compartilhado: reflexões sobre o papel do professor universitário. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 5., 2004, Curitiba. Anais... Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2004.

BOLZAN, D. P. V. Verbetes: conhecimento compartilhado e conhecimento pedagógico compartilhado. In: MOROSINI, M. (Ed.). Enciclopédia de pedagogia universitária. Glossário. Brasília: INEP, 2006. p. 378. v. 2.

BOLZAN, D. P. V. Aprendizagem docente e processos formativos: novas perspectivas para educação básica e superior. Projeto de Pesquisa Interinstitucional e Integrado, CNPq/UFSM, 2007-2009.

BOLZAN, D. P. V. Pedagogia universitária e processos formativos: a construção de conhecimento pedagógico compartilhado. In: TRAVESSINI, C. et al. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS; 2008. p. 102-120. v. 1.

BOLZAN, D. P. V. Aprendizagem docente e processos formativos: movimentos construtivos da professoralidade na educação básica e superior. Projeto de pesquisa. Bolsa PQ -CNPq, 2009-2012.

BOLZAN, D. P. V. Aprendizagem docente: movimentos da professoralidade no ensino superior. In: BERBEL, N. A. N.; PULLIN, E. M. M. P. (Org.). Pesquisas em educação: inquietações e desafios. Londrina: EDUEL, 2012. p. 243-259.

BOLZAN, D. P. V.; ISAIA, S. M. A. Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras nos processos de formação da professoralidade. Educação, v. 3, p. 489-501, 2006.

BOLZAN, D. P. V.; ISAIA, S. M. A. O conhecimento pedagógico compartilhado no processo formativo do professor universitário: reflexões sobre a aprendizagem docente. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - PEDAGOGIAS (ENTRE) LUGARES E SABERES, 5., 2007, São Leopoldo. Anais... São Leopoldo: UNISINOS, 2007.

BOLZAN, D. P. V.; ISAIA, S. M. A. Aprendizagem colaborativa: processos formativos em construção. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL - ANPED SUL, 7., 2008, Itajaí. Anais... Itajaí: UNIVALI. p. 1-15. v. 1

BOLZAN, D. P. V.; ISAIA, S.; MACIEL, A. M. R. Movimentos construtivos da docência/aprendizagem: tessituras formativas In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO - ENDIPE, 15., 2010, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2010. p. 2-14.

CONNELLY, M.; CLANDININ, J. Relatos de experiência e investigación narrativa. In: LARROSA, J. et al. Déjame que te cuente. Barcelona: Alertes, 1995.

CUNHA, M. I. A educação superior e o campo da pedagogia universitária: legitimidades e desafios. In: ISAIA, S.; BOLZAN, D. P. V. (Org.). Pedagogia Universitária e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009. p. 349-374.

FERNANDES, C. Formação do professor universitário: tarefa de quem? In: MASETTO, M. (Org.). Docência na Universidade. Campinas: Papirus, 1998.

GATTI, B. A formação dos docentes: o confronto necessário professor x academia. Cadernos de Pesquisa, n. 81, p. 70-74, 1992.

ISAIA, S. M. A. Professores de licenciatura: concepções de docência. In: MOROSINI, M. (Org.). Enciclopédia de pedagogia universitária. Porto Alegre: FAPERGS/RIES, 2003. p. 263-277.

ISAIA, S. M. A. Aprendizagem na docência superior: desafios para a formação de professores. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL - ANPED SUL, 5., 2004, Curitiba. Anais... Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2004.

ISAIA, S. M. A. Verbetes: trajetória, trajetória de formação, carreira pedagógica, atividade docente de estudo, sentimentos docentes. In: MOROSINI, M. (Ed.). Enciclopédia de pedagogia universitária. Glossário. Brasília: INEP, 2006a. p. 376. v. 2.

ISAIA, S. M. A. Desafios à docência superior: pressupostos a considerar. RISTOFF, D.; SEVEGNANI, P. (Org.). Docência na educação superior. Brasília: INEP, 2006b. p. 65-86. v. 5. (Coleção Educação Superior em Debate).

ISAIA, S. M. A. Aprendizagem docente como articuladora da formação e do desenvolvimento profissional dos professores da Educação Superior. In: ENGERS, M. E.; MOROSINI, M. (Org.). Pedagogia universitária e aprendizagem. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. p. 153-165. v. 2.

ISAIA, S. M. A. Aprendizagem docente: sua compreensão a partir das narrativas de professores. In: TRAVESSINI, C. et al. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: práticas e didáticas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

ISAIA, S. M. A. Os movimentos da docência superior: construções possíveis nas diferentes áreas de conhecimento. Projeto de Pesquisa PQ – CNPq, 2010- 2012.

ISAIA, S.; BOLZAN, D. P. V. Tessituras dos processos formativos de professores que atuam nas licenciaturas. In: RAYS, A. Educação matemática e física: subsídios para a prática pedagógica. Santa Maria: UNIFRA, 2006. p. 69-86.

ISAIA, S.; BOLZAN, D. P. V. Construção da profissão docente/professoralidade em debate: desafios para a educação superior. In: CUNHA, M. I. (Org.). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas: Papirus, 2007a. p. 161-177.

ISAIA, S.; BOLZAN, D. P. V. Trajetória profissional docente: desafios à professoralidade. In: FRANCO, M. E.; KRAE, E. D. (Org.). Pedagogia universitária e áreas de conhecimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007b. p. 107-118.

ISAIA, S.; BOLZAN, D. P. V. Tessituras formativas: articulação entre movimentos da docência e da aprendizagem docente. In: ISAIA, S.; BOLZAN, D. P. V.; MACIEL, A. M. R. (Org.). Qualidade da educação superior: a universidade como lugar de formação. Porto Alegre: Ed. da PUCRS, 2011. p. 187-200.

ISAIA, S. M. A; MACIEL, A. M. R.; BOLZAN, D. P. V. Pedagogia universitária: desafios da entrada na carreira docente. Educação - Revista do Centro de Educação, v. 36, n. 3, p. 425-440, 2011.

MACIEL, A. M. R. Docência, tutoria e discência em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem (AVEA): processos formativos nos cursos de licenciatura da UAB/UFSM. Projeto de Pesquisa. Santa Maria: UFSM, 2011-2013.

MACIEL, A. M. R. O processo formativo do professor no ensino superior: bem busca de uma ambiência (trans)formativa. In: ISAIA, S.; BOLZAN, D.; MACIEL, A. Pedagogia universitária. Tecendo redes sobre a educação superior. Santa Maria: Ed. UFSM, 2009. p. 63-77.

MACIEL, A, M. R.; ISAIA, S. M. A.; BOLZAN, D. P. V. Repercussão da ambiência no desenvolvimento profissional de professores universitários. Educação, v. 35, p. 1-18, 2012.

MASETTO, M. Professor universitário: um profissional da educação na atividade docente. In: MASETTO, M. (Org.). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998.

MARCELO, C. Formación del profesorado para el cambio educativo. 2. ed. Barcelona: EUB, 1999.

MAZZOTTI, B. Formação de professores: racionalidades em disputa. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 74, p. 279-308, 1993.

SANTOS, L. Ensino como produção cultural: novas perspectivas para o currículo e a formação de professores. In: LEITE, D.; MOROSINI, M. (Org.). Universidade futurante. Campinas: Papirus, 1997.

Downloads

Publicado

2013-07-11

Como Citar

Pires Vargas Bolzan, D., de Aguiar Isaia, S. M., & Moreira da Rocha Maciel, A. (2013). Formação de professores: a construção da docência e da atividade pedagógica na Educação Superior. Revista Diálogo Educacional, 13(38), 49–68. https://doi.org/10.7213/rde.v13i38.7817